Mundo afora

8 lugares perfeitos para você admirar a Via Láctea

0

A vida agitada, a pressa constante, a demanda exaustiva de produção, o trabalho, os problemas cotidianos, tudo isso faz com que com muitas vezes nos esqueçamos de coisas simples como contemplar o céu, observar as estrelas e admirar quão imenso e vasto é o nosso Universo. Elas estão sempre lá, brilhando constantemente, a milhares de anos luz de distância da Terra. São um lembrete constante de que a vida é mais do que a terra em que pisamos. As perturbações visuais das cidades grandes, com seus arranha-céus, postes de luz, fios de eletricidade e a poluição, também prejudicam a arte de observar estrelas.

Estamos tão presos à terra que parece difícil lembrar que existe um céu sobre nossas cabeças. Olavo Bilac, poeta brasileiro parnasiano não se esquecia dessa magia, deixando para a posteridade a mensagem importante de que é preciso sensibilidade e amor, para ouvir e admirar a nossa constelação:

“Ora (direis) ouvir estrelas! Certo perdeste o senso! E eu vos direi, no entanto. […] Amai para entendê-las! Pois só quem ama tem ouvido capaz de ouvir e de entender estrelas.”

Se por um momento você também se esqueceu da grandiosidade que preenche nosso céu de luzes e encanto, aqui vai uma lista incrível de lugares onde é possível contemplar a nossa Via Láctea:

1 – Deserto do Saara

O deserto do Saara é conhecido por ser o maior deserto quente do mundo. Sua área de 9 milhões de quilômetros quadrados equivalem a 10% de todo o continente africano. Com espaço de sobra, o isolamento é uma característica desse lugar. Se por um lado os seres humanos não conseguiram dominar o deserto e viver nele é um desafio constante, por outro, a limpeza do céu torna esse um das regiões mais impressionantes do planeta para se observar um céu estrelado como em nenhum outro lugar.

2 – Pé da Serra

Pé de Serra é um município da Bahia, situado a 220 quilômetros da capital, Salvador. A cidade está enraizada entre duas montanhas, o que explica a origem de seu nome. A paisagem urbana é limpa, simples e organizada, o que permite que a natureza ao redor da cidade seja o grande destaque. Do “pé da serra” ou do alto dela, o céu é incrivelmente estrelado e encantador durante quase todo o ano. Mas especialmente em junho, quando as festas juninas trazem os turistas e a festa ganha um clima ainda mais romântico e alegre.

3 – Ilhas Canárias

As Ilhas Canárias, arquipélago espanhol, possui uma ilha vulcânica conhecida como La Palma. Para se ter ideia da beleza impressionante dessa vista, em 2002, a ilha foi designada pela Unesco, como “Reserva da Biosfera”. Uma dos principais motivos para a atração turística é o céu deslumbrantemente limpo. Você pode até tentar contar as estrelas nesse lugar, mas será uma tarefa praticamente impossível.

4 – São Francisco Xavier

São Francisco Xavier é um distrito de São José dos Campos. Há 150 quilômetros de São Paulo, a cidade serrana é bastante procurada por indivíduos que gostam de aventura, como natação, cavalgada, rafting e cascading. Mas também por casais que desejam tranquilidade em meio à vista deslumbrante da natureza. O céu de São Francisco Xavier é um espetáculo à parte: a grande altitude e a limpeza do céu permitem a admiração da Via-Láctea à olho nu.

5 – Deserto do Atacama

O deserto do Atacama é considerado o mais árido do mundo. Localiza-se predominantemente no Chile, mas abrange áreas do Peru, da Bolívia e também da Argentina. O céu limpo é praticamente garantido durante a maioria das noites do ano. A grande altitude favorece a observação noturna privilegiada. A vista da via-láctea no Atacama é tão famosa que abriga inúmeros observatórios astronômicos, como o de San Pedro, instalado justamente para esse prazer que é admirar a nossa Via Láctea.

6 – Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros, localizada dentro do estado de Goiás, é considerada um lugar sagrado e místico. Não apenas pela diversidade de belezas naturais, com inúmeras cachoeiras e animais silvestres, mas também devido à crença de que a energia do local é curativa. Isso porque a região está assentada sobre uma imensa placa de cristal de quartzo.

A Chapada, na verdade, é uma reserva reconhecida como “Parque Nacional Chapada dos Veadeiros”. Os que buscam a energia pacífica deste ambiente devem estar preparados para se entregar a experiência completa: acampar debaixo de um céu magnificamente limpo e muito estrelado.

7 – Kiruna

Se você quer algo ainda mais impressionante do que as estrelas, a cidade de Kiruna, na Suécia, garante um espetáculo que poucos lugares do mundo são capazes de oferecer. Entre setembro e março, acontece o fenômeno da aurora boreal. Luzes dançam sobre o céu, como um balé de cores. Misturando o azul, o verde, o vermelho e o violeta. Tudo isso recheado por um céu estreladíssimo, obviamente.

8 – Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina é uma região serrana, protegida dentro do “Parque Nacional da Chapada Diamantina”, na Bahia. Essa região, que é um berço de vários rios brasileiros, deságua cachoeiras em abundância, a água brota transparente e pura das “pedras”, formando piscinas naturais. No Parque, está situado os locais de maiores altitudes em toda a região nordestina. Acampamentos, trilhas, esportes radicais, mas também mistérios: avistamentos de Óvnis, purificação da alma…

Na Bahia, especialmente na Chapada, é possível encontrar de tudo um pouco. Um dos destaques principais é o céu: impossível não olhar para cima diante da imensidão deste lugar. A limpeza da atmosfera faz com que as estrelas fiquem ainda mais brilhantes e belas. A impressão é que podemos tocá-las com as mãos.

Ficou inspirado por esses lugares onde ainda é possível apreciar um ar puro e um céu estrelado? Qual lugar te impressionou mais? Não esqueça de deixar o seu comentário e aproveite também para compartilhar a matéria, para que lembremos uns aos outros, constantemente, de como é importante parar um pouco e apreciar a grandeza que se estende pelo Universo.

Se você conhece outros lugares fantásticos para admirar um céu estrelado, deixe o nome da cidade abaixo e nos ajude a aumentar essa lista tão bela.

6 lugares isolados no Brasil que você não conhece (nem vai conhecer)

Artigo anterior

Cole Sprouse deu resposta aos rumores sobre namoro com Lili Reinhart

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido