Curiosidades

8 previsões famosas que não se tornaram verdade

0

Previsão é uma afirmação sobre o futuro que pode, ou não, ser baseada em um conhecimento ou experiência. A garantia de que alguém realmente consiga prever o que irá acontecer no futuro é quase nula, porque uma das únicas e poucas certezas que podemos ter sobre o futuro é sua imprevisibilidade.

No mundo em que vivemos, no qual inventores estão sempre trabalhando, a ciência cada vez mais está avançando. Tecnologias, que antes eram pura ficção científica, estão virando realidade. E assim, é impossível fazer uma previsão sobre o que irá existir ou não no futuro. Especulações podem ser proferidas, obviamente, mas bater o pé afirmando coisas sobre o futuro é muito arriscado. Essas previsões provam esse ponto e mostram o quão errados podemos estar sobre o tempo que virá.

1 – Beatles

Pessoas cometem vários erros ao julgar a música de alguém. Uma pessoa que você achou que iria fazer apenas uma música de sucesso pode continuar em evidência por um bom tempo. A Decca Recording Company cometeu um pequeno erro em 1962. Eles disseram: “Não gostamos do som deles. E a guitar music está saindo de moda mesmo”. E assim eles rejeitaram um contrato assinado com os Beatles.

2 – Bomba atômica

A evolução das armas, com o passar do tempo, é de impressionar qualquer um. Ninguém imaginou que estaríamos tão modernos assim. Nem mesmo um dos maiores gênios, Albert Einstein, previu a bomba atômica. Ele disse: “Não há a menor indicação que a energia nuclear possa ser obtida. Isso significa que podemos quebrar o átomo à vontade”.

3 – Carro

Hoje em dia é quase impossível nos imaginarmos sem o carro como meio de locomoção. Mas o presidente do Banco de Poupança de Michigan deu um conselho não muito assertivo para o advogado de Henry Ford, para que ele não investisse na Ford Motor Co. Ele disse: “O cavalo veio para ficar, mas o automóvel é apenas uma novidade, uma moda passageira”.

4 – Guerra

Os conflitos na nossa sociedade já foram muito maiores do que os que temos agora. As duas guerras mundiais por exemplo, devastaram vários países. E até mesmo o inventor da metralhadora, Hiram Maxim, foi perguntado se sua invenção não deixaria a guerra pior. Ele respondeu: “Não, isso tornará a guerra impossível”.

5 – Rock’n’Roll

Gêneros musicais normalmente vêm e às vezes vão embora ou dão uma diminuída, como foi o caso da bossa nova por exemplo. A revista Via Variety fez uma declaração, em 1955, que foi um tanto quanto errada se analisada agora. Sobre o rock, eles publicaram: “Vai embora até junho”.

6 – Viagem de trem

Ir de um lugar para o outro sempre foi uma necessidade das pessoas e os meio de transporte foram evoluindo com o passar do tempo. Mas ninguém em 1830 conseguiria prever que a tecnologia iria avançar tanto. Por isso que Dionysius Lardner, escritor científico irlandês, disse algo a respeito de trens de alta velocidade. “A viagem de trem em alta velocidade não é possível porque os passageiros, incapazes de respirar, morreriam de asfixia”.

7 – Computador

Hoje é impossível imaginar alguém sem um computador em casa. Contudo, em 1977, o presidente e fundador da Digital Equipament Corporation, Ken Olson, fez uma declaração que hoje é motivo de risada. Ele disse: “Não existe razão para uma pessoa ter um computador em casa”.

8 – Televisão

Pode ser que a televisão esteja hoje em um momento de decadência e que não muitos param para assisti-la. Mas ainda assim ela é um grande meio de comunicação. Em 1946, Darryl Zannuck, produtor de filmes na 20th Century Fox disse: “Televisão não vai durar muito porque as pessoas se cansarão de olhar para uma caixa todas as noites”.

Você é capaz de se lembrar do nome de todos estes personagens de animes antigos? [Quiz]

Artigo anterior

7 cachorros com as mordidas mais fortes

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido