Entretenimento

8 símbolos comuns que fazem parte do seu dia-a-dia mas você não conhece a origem

0

Talvez você seja capaz de reconhecer todos os símbolos que vamos apresentar aqui, já que estão presentes em objetos e situações frequentes em nossas vidas, mas será que sabe o significado de todos eles?

Símbolos são utilizados de formas variadas, podendo causar impressões e associações que deixam marcas poderosas em nossas vidas. Às vezes eles aparecem em tantas situações, que conseguimos compreender seus significados com facilidade, mas não sabemos de onde vêm ou como ganharam aqueles significados.

Agora, vamos esclarecer a origem de alguns deles para você entender muito melhor porque eles aparecem com tanta frequência ao nosso redor.

1 – Yin Yang

Em resumo, o símbolo chinês representa o equilíbrio perfeito e é a base de praticamente todo o conhecimento oriundo da filosofia da China. O Yin Yang é certamente o mais conhecimento e documentado conceito utilizado no taoísmo – tradição filosófica e religiosa que enfatiza a harmonia – e representa duas metades que, quando combinadas, formam uma unidade completa. Dentro desse conjunto formado, ainda é presente encontrar representações dos opostos dentro de cada metade, que podem representar todo tipo de oposição existente no universo.

2 – Ampersand

O sinal & recebe o nome ampersand, originado no inglês, ou sinal tironiano e é utilizado para substituir a conjunção ‘e’. O símbolo é uma representação de ‘et’, conjunção do latim. Para agilizar a escrita do símbolo, o secretário do imperador romano Cícero, Tiro, inventou um sistema de abreviação que unia o E ao T, o que acabou provocando a união das letras em um só símbolo. Com o passar dos anos, o símbolo acabou sofrendo alterações e assumindo a forma que tem hoje.

3 – Bluetooth

No século 10, a Dinamarca era governada pelo Rei Harald Blåtand, uma figura história famosa por unir as tribos locais em um só reino. Entre seu povo, Harald recebeu o apelido de Bluetooth, dente azul em inglês, pois amava comer pequenas frutas dessa cor que deixaram alguns de seus dentes com essa tonalização permanente. Quando a tecnologia foi criada, seu símbolo foi desenhado a partir da combinação de duas runas típicas da Escandinávia: Bjarkan, equivalente à letra B, e Hagalaz, equivalente à letra H, as iniciais do famoso rei.

4 – Ligar/Desligar

Se você ainda não reparou, pode dar uma olhada em todos os dispositivos eletrônicos ao seu redor e irá perceber que o símbolo de ligar presente neles sempre será o mesmo. Nem todo mundo sabe, mas sua origem data do início da década de 40, quando engenheiros utilizaram um sistema binário para representar algumas funções. No sistema criado, 1 significava que um circuito estava ligado e 0 significava desligado. Nas décadas seguintes, o símbolo de um círculo (zero) e uma linha vertical (um) acabou sendo criado para representar a capacidade de ligar ou desligar um dispositivo.

5 – Coração

Sinônimo de amor, carinho e afeto, as origens histórias do coração não são tão claras assim. Alguns acreditam que ele possa ter surgido a partir das folhas das plantas conhecidas como heras, associadas à fertilidade. Outra teoria vem da época em que os antigos gregos e romanos utilizavam uma outra planta como método contraceptivo. As sementes da planta se pareciam com o formato do coração, o que gerava especulações de que o símbolo estaria ligado a amor e sexo.

6 – Paz

O símbolo da paz que conhecemos já teve um grande número de significados e tentaram associá-lo e todo tipo de coisa, incluindo origens terríveis e sombrias. Nos anos 90, ele foi criado por um homem chamado Gerald Holtom para protestos em favor do desarmamento nuclear do Reino Unido. Ele via o símbolo como a representação de um homem em desespero. Depois disso, grupos e sociedades hippies começaram a utilizar o mesmo símbolo em seus protestos, o que levou o símbolo a ser associado à paz ao redor de todo o mundo.

7 – Flor de Lis

O símbolo surgiu como uma modificação da lis gaulesa, que representava a deusa virgem Juno. Entre adoradores da deusa, era comum acreditar que o símbolo podia representar poder, ou mesmo a representação de divindades triplas. Mais recentemente, o símbolo estilizado tem sido utilizado para representar a realeza francesa, perfeição, luz e vida.

8 – Pentagrama

O pentagrama é um antigo símbolo de bruxaria feito a partir da ligação de cinco pontos marcados num círculo. O ponto superior representa um ser espiritual, como Gaia ou a Mãe Terra, enquanto os outros representam os quatro elementos básicos da natureza – água, terra, fogo e ar. Acreditava-se que o símbolo poderia oferecer a proteção contra o mal, mas como foi associado à bruxaria, passou a ser visto como algo ligado às próprias forças negativas por algumas pessoas.

Gostou das origens por trás dos símbolos recorrentes em nossa vida? Que outros símbolos você queria conhecer o significado?

Como remover cravos usando uma escova de dente?

Artigo anterior

Rupert Grint, o Rony Weasley, quase abandonou a vida de ator depois de Harry Potter

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido