Natureza

8 tipos diferentes de picadas e como identificá-las

0

As pessoas são picadas constantemente e, além da situação incômoda causada pela coceira, elas podem ser perigosas. Por isso, é sempre bom saber identificá-las para saber melhor com o que se está lidando e, consequentemente, como tratá-las. Mas, apesar de você provavelmente já ter percebido que existem diversas marcas provocadas pelas picadas, é bem possível que você não saiba a que inseto cada uma delas pertence.

Acontece que cada um deles possuí um tipo específico de picada e, por isso, a marca deixada também é diferente. E o mais perigoso quando se é mordido por um inseto é que, além da evidência física deixada e da coceira típica, essas situações podem transmitir doenças perigosas para o ser humano. Por isso, resolvemos montar um guia para que você possa identificar melhor qual foi o inseto que o picou da próxima vez que isso acontecer.

1 – Mosquito

A picada de mosquito é a mais comum e todos acabam sendo atacados por eles constantemente. Por isso, sua marca também é a mais conhecida. Ela consiste em uma protuberância ou pequena elevação, podendo ser avermelhada também. Se você sentir dor nas articulações, febre e perceber glândulas inchadas é melhor procurar um médico, o mosquito pode estar infectado com alguma doença como zika, dengue ou outra. Fora isso, não há com o que se preocupar.

2 – Pulga

As picadas de pulga costumam ser feitas em conjunto, com 3 ou 4 marcas próximas. E, em geral, elas são vermelhas e altas, como se formassem um pequeno arco com um ponto no meio. Nesses casos, para evitar uma infecção, é bom evitar coçar a região e passar uma pomada de calamina.

3 – Percevejo

A picada do percevejo pode variar de pessoa para pessoa, sendo que cada pessoa reage de uma forma um pouco diferente. E, enquanto alguns nem notam que foram atingidos, aqueles com alergia podem acabar tendo erupções cutâneas severas. E, caso você seja um desses alérgico, é bom tomar um cuidado melhor. Nestes casos, a sua picada pode causar bolhas, inchaço e inflamações, além da coceira. Para fazer com que a reação passe, basta lavar com água e sabão. Mas, caso seja mais grave, você pode acabar tendo que tomar um antiinflamatório ou um anti-histamínico, mas garanta que isso é necessário antes.

4 – Aranha

As aranhas, em geral, são inofensivas. Mas é claro que isso não se aplica às grandes Viúvas-negras ou as Loxosceles, por exemplo. E, caso seja picado por uma aranha “comum”, a marca deixada por ela será de dois pontos vermelhos e laterais um ao outro. A marca é conhecida também como equimose e os dois pontos representam o local da mordida. Neste caso, lave a região com água e sabão e coloque gelo por um tempo.

5 – Carrapato

Se você tem algum animal em casa, uma picada de carrapato pode se tornar ainda mais provável. E, na verdade, elas podem ser bem perigosas por transmitirem uma série de doenças, como a febre hemorrágica da Crimeia-Congo e a doença de Lyme. Quando se trata dos carrapatos, eles provavelmente permanecerão grudados na sua pele para continuar sugando o seu sangue e você acabará sabendo do que se trata quando avistá-lo. Mas, se ele não estiver mais no local, poderá perceber uma mancha evidentemente vermelha, seguida por uma mais dissipada e rosada.

6 – Formiga

Apesar da maioria das formigas não representarem risco aos humanos, algumas espécies como a formiga-de-fogo são venenosas. A toxina dessa espécie pode gerar uma alergia forte e até um choque anafilático. Mas, caso este não seja o seu caso, elas são bem parecidas com a dos mosquitos, com uma protuberância e uma possível vermelhidão. Mas, além da coceira, esta picada proporciona uma ardência no momento. Algumas marcas podem apresentar uma bolha amarelada no meio.

7 – Vespas ou abelhas

Além de ser bem dolorosa em alguns casos, a picada desses insetos não são tão difíceis de se identificar. A marca que deixam é composta por um ponto vermelho no centro com uma área avermelhada ou inchada ao redor. Podendo conter o ferrão do inseto ainda preso em sua pele, o que, neste caso, deve ser retirado. O maior problema nessa situação é que muitas pessoas são alérgicas ao veneno destes insetos e, se você for um deles, deve procurar o médico.

8 – Piolho

Pequenos pontos vermelhos na pele podem indicar a presença de piolhos na região. Caso o local onde você encontrou a marca tenha muitos pelos, você está lidando, provavelmente, com um piolho comum. Mas, caso elas apareçam também em outras áreas do corpo, o caso é um pouco diferente. Além disso, é bom lembrar que o piolho pode transmitir doenças como o tifo e a febre das trincheiras e, por isso, você deve tomar cuidado.

E aí, quais desses insetos já picaram você? Sabia diferenciar uma picada da outra? Esperamos ter ajudado, saber essa diferença pode ser bem importante em alguns momentos.

7 personagens da Marvel com mais chances de morrer em Vingadores: Guerra Infinita

Artigo anterior

7 lugares ao redor do mundo onde as pessoas afirmam serem visitadas por fantasmas

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido