Ciência e TecnologiaCuriosidades

9 ações simples que em camera lenta se tornam sensacionais

0

Câmera lenta é mais que um recurso usado nos vídeo para enriquecer de detalhes uma cena. Os investigadores assistem vídeos de segurança em slow motion para encontrar pistas de casos policiais e os cientistas usam a ferramenta em pesquisas de comportamento animal etc. Outros produzem vídeos sensacionais como os que reunimos aqui pra você.

Na velocidade normal em que acontecem certas coisas no nosso dia-a-dia, não vazemos ideia do que se passa e isso não nos atrai. Mas a partir do momento em que você assiste com riqueza de detalhes como um grão de milho vira pipoca, por exemplo, você passa a ver o mundo de outra forma. Muita coisa pode acontecer em milésimos de segundos.

1- Tempestade de raios

Uma tempestade de raios é uma sequência de descargas elétricas do interior das nuvens ou entre nuvens e terra. Os raios sempre são acompanhados da emissão de radiação eletromagnéticas e o som estrondoso que chamamos de trovão. A maior incidência de tempestades de raios acontece em zonas tropicais.

2- Balões estourando

O barulho que percebemos quando um balão estoura não é gerado pelo rompimento da borracha, mas sim pelo deslocamento do ar que, quanto mais abrupto for, mais ruído sera percebido pelos nossos sensíveis tímpanos.
Se um balão, câmara de ar ou embalagem for aberta suavemente, quase não ocorre deslocamento de ar e o ruído é mínimo.

3- Isqueiro

A mecânica dos isqueiros comuns é simples. Quando você libera a saída de gás a pressão faz com que ele passe do estado líquido para gasoso. A lixa cilíndrica quando girada entra em atrito com um pino de metal e gera faíscas. É tudo muito rápido. Mais rápido ainda quando o isqueiro é automático e a faísca vem de um pequeno impulso elétrico.

4- Espirro

Um espirro humano pode atingir a velocidade de 160km/h. O espirro de uma pessoa gripada, por exemplo, pode fazer com que o vírus permaneça na atmosfera do ambiente por horas em concentração suficiente para propagar a doença.

5- Tatuagem

Para fazer uma tatuagem usa-se uma máquina que tem aparência e barulho de broca de dentista. Isso porque o aparelho usa motor de rotação para movimentar as agulhas para cima e para baixo perfurando a pele entre 50 e 3000 vezes por minuto. A agulha penetra a pele cerca de um milímetro para depositar a tinta.

6- Pipoca

O grão de milho de pipoca contém em seu interior partículas de óleo e umidade. Ao aquecermos o grão, essa umidade converte-se em vapor e a pipoca explode.  Se a pipoca for aquecida rápido demais o milho queima ao invés de estourar. Se for aquecida muito lentamente a pipoca não estoura. Em geral as instruções dos fabricantes para o preparo são precisas. Segundo a NASA, a umidade no interior do grão converte-se em vapor por volta de 232º C antes de estourar e virar do avesso.

7- Fósforo

A ponta dos palitos de fósforo não contém realmente fósforo ou pólvora. Os elementos ali são clorato de potássio, que libera oxigênio e mantém uma chama acesa. Os palitos são revestidos com uma fina camada de parafina que alimenta a chama. As laterais das caixas é que contém fósforo, sulfeto de antimónio, trióxido de ferro, dextrina e goma-arábica. O processo de combustão vem com a faísca queimando o clorato de potássio. Daí o oxigênio é liberado e reage com a parafina que cobre o palito. O palito é consumido pela chama que dura aproximadamente 10 segundos.

8- Risada de Bebê

https://www.youtube.com/watch?v=8igSA8HdR_Q

A risada de neném que normalmente alegra o coração de qualquer adulto, em slow motion, ficou assustador. Segundo o pesquisado Caspar Addyman, a primeira maneira de fazer os bebês rirem é através do toque. As cócegas têm raízes na natureza dos mamíferos. Elas estimulam diferentes terminações nervosas que reagem com a gargalhada.

9- Tiro de Ak-47

O fuzil AK-47 foi inventado na União Soviética e pesa cerca de 4kg descarregado. Um disparo atinge velocidade inicial de 715 metros por segundo. A sigla significa “Avtomat Kalashnikova obraztsa 1947” e ela é uma das poucas armas que podem ser totalmente submersas em água e ainda assim podem disparar imediatamente.

E aí? Curtiu ver como funcionam esses lances em slow motion? Mande outros que você já viu aí nos comentários.

5 fatos macabros sobre o Aedes Aegypti que vão além da dengue

Matéria anterior

Se o bicho de pé não for tratado ele se transforma em outra coisa

Próxima matéria

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.