Mundo Animal

9 superpoderes da vida real que vão mudar como você vê a natureza

0

A natureza é repleta de invenções e criações maravilhosas e diversas. Com tantas criaturas, não seria surpreendente perceber que existem tipos de poderes que causariam inveja em qualquer super herói.

Algumas características encontradas na natureza tem talentos tão impressionantes que podem ser considerados super poderes, quando comparamos com as habilidades comuns da maioria das espécies.

Confira aqui alguns animais com as habilidades mais incríveis já registradas no meio-ambiente.

1 – Poder de cura das preguiças

Preguiças não são exatamente conhecidas por sua higiene, mas o lado bom dessa condição é que os ambientes em que vivem ficam carregados de bactérias que ajudam as criaturas a se recuperar de ferimentos muito mais rapidamente do que outros animais. Por conta disso, alguns pesquisadores defendem, inclusive, que os pelos das preguiças podem ajudar no combate ao câncer.

2 – Poderoso soco das lacraias-do-mar

As lacraias-do-mar são crustáceos que parecem camarões imitando louva-deus. A pequena espécie tem a habilidade de causar um ataque com suas garras que é literalmente um soco. Primeiro as lacraias dão o murro a uma velocidade de 23 m/s, formando bolhas entre a garra e o alvo. O estouro das bolhas pode gerar um novo dano nos inimigos, que podem morrer ou ficar desacordados, mesmo que o soco não acerte o alvo. O poder do golpe é tão forte que é capaz de quebrar vidros de aquários.

3 – Mandíbula de ferro dos quítons

Esses moluscos vivem em águas relativamente rasas e existem na Terra há centenas de milhões de anos. Em algum momento ao longo dessa gigante história, a espécie desenvolveu uma dentição metalizada natural. Para ser mais específico, os dentes dos quítons são compostos de magnetita, o mais duro material produzido por um organismo vivo.

4 – Espelho de som dos pássaros-lira

Ocorrendo somente na Austrália, o pássaro-lira é uma bela ave com uma voz tão expressiva que é capaz de reproduzir uma série de sons diferentes, sejam naturais ou artificiais. Alguns exemplos registrados de sons imitados pelos pássaros são serras elétricas, câmeras fotográficas e alarmes de carros. Em alguns casos, as aves conseguiram até imitar humanos, apesar dos episódios serem incomuns.

5 – Sapo madeira congelado

Os chamados ‘sapos-madeira’ são capazes de sobreviver ao congelamento. Um terço da água do corpo dessas criaturas pode ser congelada, causando a interrupção da circulação sanguínea. Antes disso ocorrer, os sapos encontram um lugar para se esconder e conseguem sobreviver por até seis meses antes de começar a derreter e voltar à vida como se nada tivesse acontecido.

6 – Invencibilidade de tardígrados

Também conhecidos como ursos-d’água, os tardígrados podem sobreviver a cenários que poderiam matar praticamente todas as outras criaturas, como décadas sem comida, 30 anos sob um frio de -20ºC, dez dias no vácuo do espaço, dez anos em desidratação e uma série de outros extremos. Está pouco?

7 – Plano de fuga dos ostracodes

Esses pequenos crustáceos que podem variar de 0,5mm a 4mm vivem em ambientes aquáticos e são presas para várias espécies de peixes. Quando ingeridos, os ostracodes conseguem escapar liberando um composto químico que faz o predador brilhar num tom de azul fluorescente e cuspir a criatura para fora de seu corpo.

8 – Antídoto de gambás

Gambás são animais que comem cobras venenosas tranquilamente, sem nenhum efeito colateral. Isso aconteceu porque o sangue dos animais contém uma proteína singular com a função de neutralizar toxinas. Isso inclui até mesmo compostos tóxicos que os gambás não encontrariam em seus habitats naturais, como venenos de cobras de continentes distantes.

9 – Regeneração de axolotes

Esses anfíbios possuem capacidades de regeneração extremamente poderosas, muito mais impressionantes do que as reconstruções de membros comuns em lagartixas, por exemplos. Os pequenos animais podem recuperar qualquer parte do corpo ou órgão, incluindo cérebro, coração ou a cabeça inteira. O poder é tão alto que os axolotes podem conseguir utilizar partes descartadas de outras criaturas, colando em seu próprio corpo membros que pertenciam a diferentes animais.

E aí, gostou dos poderes impressionantes dos animais? Conhece outras habilidades do mundo animal que não colocamos aqui? Conte para a gente nos comentários.

15 fotos que vão te dar MUITA agonia

Matéria anterior

21 fotos impactantes feitas pelo fotógrafo de Hitler

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos