Existem diversas coisas, que realmente trazem o prazer a uma pessoa. Embora seja algo totalmente individual a ideia de prazer, existem algumas atitudes que fazem isso com todos, como algo totalmente global. Com toda a certeza, você, caro leitor, gosta de dormir. Passar um tempo longe da realidade em que vivemos, descansando o corpo e sem qualquer tipo de preocupação, é o que todos queriam nesse momento. Viajar com a família, amigos, ou até mesmo sozinho, é um outro exemplo. Ficar ao lado de quem amamos, sentir a brisa do mar e correr descalço na areia da praia também. Comer também entra na lista e, mais do que isso, comer uma bela sobremesa.
Viajar o mundo, ou pelo menos sair de casa pela manhã, sem comer é uma péssima ideia. Expandir o nosso paladar é algo extremamente agradável. É quase impossível visitar um outro país ou cidade sem conhecer a sua gastronomia. No entanto, muitas pessoas encontram problema, na hora de comer a sobremesa, após um farto prato principal. Contudo, a ciência descobriu recentemente que existe, sim, um lugar reservado para a sobremesa. Pensando um pouco sobre isso, resolvemos trazer mais detalhes sobre esse estudo. Confira conosco desde já e compartilhe com seus amigos.
Estudo que comprova o espaço para a sobremesa
Depois de uma bela e deliciosa refeição, é normal que nos sintamos extremamente cheios. Por um momento, chegamos a acreditar que passaremos o resto do dia sem comer nada. Quando uma pessoa aparece com a famosa sobremesa, nos animamos rapidamente e sentimos vontade de comer o mais rápido possível. A sabedoria popular arrisca a dizer que há um espaço extra que inclusive chamam de “outro estômago”. Dizem que esse é reservado apenas aos doces. No entanto, a ciência, é claro, possui uma explicação melhor e mais completa sobre isso.
Não existe bem um outro órgão, no entanto, há a maneira como funciona o sistema de saciedade do nosso corpo. De acordo com a pesquisadora, Barbara Rolls, da Universidade Penn State, nos Estados Unidos, quando nos alimentamos com grande quantidade de uma mesma comida, o nosso estômago “enjoa” do gosto. Além disso, acaba saturado da textura, assim emitindo um alerta para o cérebro. Esse alerta informa que está saciado. Isso acaba encorajando a pessoa a testar outras possibilidades.
“Então, por enquanto você pode perder o apetite para aquela comida, outra pode ser atrativa. É por isso que sempre temos espaço para a sobremesa”, disse Rolls. Uma pesquisa científica foi capaz de descobrir que as pessoas consomem até 60% a mais calorias em refeições de quatro etapas. Isso comparado as de um prato só. Isso nos ajuda a entender porque se come tanto em churrascos ou self-services. A oferta de alimentos diferentes acaba dificultado a sensação de saciedade, sendo assim, comemos mais.
E aí, o que você achou dessa matéria? Sabia dessas coisas? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Aproveite para fazer um tour pelas curiosidades do nosso site.