Ciência e Tecnologia

A ciência descobriu a idade em que a juventude chega ao fim

0

Sempre há aquelas pessoas que não aparentam a idade que realmente possuem. Desde os que queriam parecer mais velhos, até os que lutam para parecer mais novos, a idade sempre é um conflito. Contudo, recentemente, a ciência descobriu a idade em que a juventude chega ao fim.

Não importa se você tenha não tenha rugas, cabelos grisalhos ou qualquer outros sinal físico de envelhecimento, nossas proteínas têm data certa para anunciar o fim da juventude. Sem ter o que fazer, foi descoberto que a juventude chega ao fim, após os 34 anos. Mas isso ainda não é tudo.

Somos tão jovens

De acordo com um grupo de cientistas da Universidade de Stanford, foi descoberto através das proteínas do nosso sangue, quando nós começamos a envelhecer. “As proteínas são os cavalos de trabalho que movimentam as células, que constituem nosso corpo. E quando seus níveis relativos sofrem mudanças substanciais, significa que você também mudou”, disse Dr. Tony Wyss-Coray, líder da pesquisa.

Antes dos resultados dessa última pesquisa, acreditava-se que essas mudanças eram progressivas. Ou seja, elas ocorrem de pouco em pouco. Assim, estamos constantemente sofrendo essas mudanças, ao longo de nossas vidas. Contudo, os cientistas da Universidade de Stanford não descobriram apenas quando acaba a juventude, mas também que o envelhecimento não é contínuo ou uniforme. Dessa forma, há três picos importantes, que marcam os estágios do nosso ciclo de vida, e consequentemente, o nosso envelhecimento. São eles: idade adulta, meia-idade e velhice.

Para a pesquisa, foi analisado o plasma de 4.263 pessoas, com idades entre 18 e 95 anos. Isso porque, o plasma é a região do sangue que não possui células, possibilitando o estudo. Dessa forma, depois de analisar os níveis de 373 proteínas no sangue, eles observaram as mudanças nesses três pontos. E de fato, essas mudanças ocorrem aos 34, 60 e 78 anos de idade, marcando assim, os três estágios do nosso envelhecimento. Com isso, a juventude só termina aos 34 anos, também marcando o início da idade adulta.

E o que vem depois dos 34?

Embora a descoberta revele muito sobre o envelhecimento contemporâneo, por outro lado, também reforça o fato de homens e mulheres envelhecerem de maneira diferente. De acordo com os níveis de proteína analisados, as mudanças são bem mais visíveis, em um sexo do que em outro. “Como as mulheres têm uma expectativa de vida média mais longa que os homens, independentemente do status socioeconômico, procuramos determinar se os proteomas sexuais e do envelhecimento estão interconectados”, relatou o estudo.

Dessa forma, o nosso sangue possui papel fundamental nessas informações. Além de, claro, fornecer informações sobre o envelhecimento funcional de cada pessoa. “É sabido que homens e mulheres envelhecem diferentemente, a partir dos 19 anos. Mas ficamos surpresos ao descobrir que 2/3 das proteínas que mudam com a idade, também mudam de acordo com o sexo“, completou o autor.

Os pesquisadores encontraram 46 proteínas diretamente relacionadas ao envelhecimento. Desse modo, essa descoberta permitirá que futuras pesquisam sejam focadas em como intervir nessas proteínas. E assim, estudos que busquem reverter ou retardar o processo do envelhecimento podem se desenvolver, cada vez mais precisos. Para mais detalhes, o estudo pode ser encontrado aqui.

10 melhores personagens japoneses em quadrinhos americanos

Artigo anterior

Entenda como a fotografia ajudou essa mulher a superar o câncer

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido