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A dieta 5:2 tem uma vantagem com relação as outras

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Em suma, nos dias atuais a busca por um estilo de vida mais saudável e hábitos alimentares positivos é o que a maioria das pessoas está querendo. Aumentar a expectativa de vida e se preocupar com o ‘como’ viverá os anos seguintes é quase regra atualmente. Nesse interim onde todo mundo procura a saúde, ou pelo menos tenta, parece não existir mais lugar para aquelas dietas loucas.

Contudo, só parece. Pois infelizmente não é assim. Ademais, não há quem não queira um ganho muito grande com um esforço mínimo. Uma das dietas que ficou muito famosa na última década foi a “dieta 5:2”. Ela transformou o padrão alimentar de milhares de pessoas que buscavam perder peso.

Em suma, essa dieta é um exemplo do que se chama jejum intermitente o alimentação com restrição de tempo. Esse tipo de dieta nada mais é do que a pessoa comer o que quiser cinco dias por semana, de uma forma sensata, e nos outros dois dias da semana restringir a ingestão de calorias de uma maneira significativa.

Estudo

Por mais que algumas pesquisas sugiram que o jejeum intermitente não é melhor do que a dieta convencional para a perda de peso a longo prazo, outros experimentos mostram benefícios significativos relacionados à uma alimentação por tempo limitado. Dentre eles, benefícios para a saúde que podem ir bem além da dieta.

Um novo estudo liderado pelos pesquisadores da Queen Mary University de Londres, no Reino Unido, mostrou outro motivo pelo qual algumas pessoas podem considerar a dieta 5:2 ao invés de outras.

Na primeira avaliação randorizada dessa dieta, segundo os pesquisadores, eles estudaram 300 adultos com obesidade. Cada um deles foi colocado aleatoriamente em um dos três tipos diferentes de intervenção para a perda de peso.

Experimento

Nesse experimento, 100 dos participantes receberam conselhos tradicionais de controle de peso em uma única sessão com um conselheiro. Nela, ele deu aos participantes materiais que explicavam coisas como controle de porções, manter um diário alimentar e dicas a respeito de como evitar lanches desnecessários.

Um outro grupo de 100 pessoas, chamado grupo de autoajuda, teve uma sessão diferente. Nela, eles foram orientados a seguir uma dieta 5:2 durante o estudo. Eles também receberam material explicando exemplos de refeições e links de apoio. Mas foram deixados para experimentar a dieta por si próprios sem muita ajuda adicional.

E os últimos 100 participantes tiveram conselhos e materiais parecidos sobre como seguir a dieta 5:2, mas eles foram inscritos em várias sessões de apoio em um grupo durante seis semanas. Isso tinha o objetivo de ajudá-los a falar sobre suas experiências na dieta com outras pessoa, perguntar aos conselheiros e outras coisas.

Resultados

O experimento acompanhou esses três grupos durante um ano. No fim desse período, cada um dos três grupos mostrou, em média, sinais de perda de peso moderados. Do grupo de aconselhamento convencional, 15% dos participantes perderam pelo menos 5% do peso corporal.

Já os dois grupos da dieta 5:2 perderam um pouco mais de peso, em média. O grupo de autoajuda teve 18% dele perdendo pelo menos 5% do peso corporal, comparado com 28% do grupo que teve as sessões de apoio.

Mesmo que todos os grupos conseguiram alcançar uma perda de peso moderada, tinha um diferencial importante nos dados. Se comparado os participantes que receberam conselhos conselhos convencionais com os que fizeram a dieta 5:2, os da dieta avaliaram melhor sua experiência durante o experimento.

Uma pesquisa a respeito do experimento mostrou que os participantes que faziam dieta 5:2 avaliaram suas intervenções mais altas em termos de utilidade do que os conselhos convencionais de controle de peso. Além de também serem mais propensos a indicar a dieta para outras pessoas.

Observações

Outro ponto visto foi que as pessoas que fizeram a dieta 5:2 eram mais propensas a aderir ao plano de perda de peso.

“Aqui, conseguimos fornecer os primeiros resultados sobre a eficácia de conselhos simples de dieta 5: 2 em um ambiente da vida real. Descobrimos que, embora a dieta 5: 2 não fosse superior às abordagens tradicionais em termos de perda de peso, os usuários preferiam essa abordagem por ser mais simples e atraente”, explicou a psicóloga de saúde Katie Myers Smith, da Queen Mary University de Londres.

Segundo os pesquisadores, a eficácia da perda de peso pela dieta 5:2 vista no estudo é quase a mesma do que os outros estudos de jejum intermitente mostraram.

“Os médicos que fornecem conselhos breves sobre o controle de peso podem considerar a recomendação da dieta 5: 2. A abordagem não é superior ao conselho multimodal padrão, mas é mais simples e atraente para os usuários”, concluíram os pesquisadores.

Fonte: https://www.sciencealert.com/the-5-2-diet-turns-out-to-have-1-key-advantage-over-traditional-diets-scientists-say

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