Ciência e TecnologiaCuriosidades

A história da jovem que está virando pedra por causa de uma doença rara

0

Quem vê pela primeira vez a jovem e bela norte-americana Chanel White, de 23 anos, não imagina o tormento que ela vive devido a uma terrível enfermidade com a qual foi diagnosticada. Conheça agora a história da jovem que está virando pedra por causa de uma doença rara.

Chanel White foi diagnosticada com a rara doença ‘esclerodermia sistêmica’ assim que completou 20 anos, apenas algumas semanas depois de sua lua-de-mel, em outubro de 2011. A jovem nunca tinha ouvido falar de esclerodermia antes do médico dar este diagnóstico. A doença é autoimune, onde o corpo produz demasiado colágeno. O efeito é como se alguém estivesse colocando cimento dentro de você.

Na esclerodermia sistêmica, o colágeno não só se acumula na pele e no sistema vascular, mas também no tecido conjuntivo, a estrutura do corpo humano. Sem tecido conjuntivo, você seria tipo maria-mole e ficaria esparramado pelo chão. Se você tem demasiado, como Chanel, você basicamente se torna em uma estátua viva.

Doença é rara essa jovem está virando pedra

A doença é considerada muito rara (acontece em menos de 500.000 americanos) e não tem cura. Você pode viver cinco meses ou 20 anos, depende muito do grau da enfermidade. Com base na rapidez dos sintomas da moça quando a mesma foi diagnosticada, disseram a ela que viveria cerca de 10 anos (com muita sorte).

O café-da-manhã de Chanel White são montes de comprimidos e suplementos líquidos, a moça toma 28 tipos diferentes de remédios por dia, várias vezes ao dia. A produção de colágeno em excesso em seu trato digestivo, e essencialmente, em seu esôfago, estômago e intestinos  transforma esses órgãos em pedra. Ela não consegue engolir comida, e o estômago não esvazia. É como tentar fazer uma pedra comer alguma coisa – tudo está paralisado.

img_como_tratar_la_esclerodermia_4905_orig

Os dedos da jovem americana são rígidos e inchados, e ela não consegue os endireitar. Eles criam úlceras de pele e tecido morto. Isso acontece porque esse cimento não só ataca a pele, mas esmaga o sistema vascular.

A moça atualmente mantém um blog chamado The Tube fed Wife, onde relata experiência e recebe milhares de mensagens de apoio e solidariedade de pessoas que ficam sabendo de seu caso.

FullSizeRender

A história por trás de 6 logotipos de estúdios famosos

Artigo anterior

Conheça o inacreditável treinamento que os astronautas fazem na NASA

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido