Curiosidades

A história do homem que se livrou da morte jogando xadrez

0

Jogos de tabuleiro estão entre as formas de competições mais antigas do mundo. Você, provavelmente, já jogou algum ou, pelo menos, já se deparou com uma pessoa jogando, em uma praça ou outro lugar. O xadrez é um exemplo claro disso. Ele é um daquele jogos que se estendem por milhares de anos e faz parte de centenas de culturas. Remontando ao século VII, o jogo, até hoje, é aclamado. Além disso, é usado em testes de inteligência, estratégia e capacidade de pensar no futuro. Isso porque é necessário calcular bem uma jogada, antes de finalmente realizá-la.

Muitos profissionais fazem, até mesmo, juramentos pelo jogo. Já os amadores dedicam horas e horas jogando apenas para passar o tempo. No entanto, poucas pessoas poderiam dizer que o jogo conseguiu salvar sua vida. Essa é uma realidade do grande mestre de xadrez russo Ossip Bernstein. O jogo o salvou de uma execução e nós trouxemos a história para você, caro leitor. Confira conosco a seguir e surpreenda-se.

Como o xadrez salvou a vida de um homem

A Rússia passou, em 1917, por uma grande revolução política. Essa ficou mundialmente conhecida como Revolução de Outubro. Os bolcheviques enfim derrubaram a aristocracia dominante, assim, a Rússia soviética foi fundada. A família dominante czar foi executada, isso marcou a chegada oficial do comunismo à Rússia. Através de uma série de conflitos políticos e militares, Vladimir Lenin, líder dos bolcheviques, alcançou o poder máximo. Com isso, iniciou uma série de reformas no país. Os brancos foram apreendidos, as fábricas se tornaram posse do Estado e as propriedades nacionalizadas. Tudo estava mudando.

A transformação total do país foi um assunto longo e bastante sangrento. Isso levou à morte de centenas, no conflito inicial. Com o passar dos anos, centenas de milhares de pessoas morreram. As políticas de Lenin poderiam ter sido bastante benéficas para o trabalhador. No entanto, havia quem o visse como uma forte ameaça. Uma tentativa de assassinato levou Vladimir a criar o Cheka. Essa era uma organização policial secreta, cujo trabalho era reduzir as ameaças do estado. Isso levaria a temida era conhecida como “Terror Vermelho”, onde o Cheka executaria friamente milhares de pessoas. Isso tudo para garantir a soberania da Rússia Soviética.

Os Mestres Xadrez

Um dos alvos do Cheka era o grande mestre de xadrez, Ossip Bernstein. O homem era advogado financeiro, ou seja, o tipo ideal de pessoa que o comunismo acreditava ser parte do problema na pré-revolução. Ele foi o principal algo de prisão e execução, pois, assim, havia trabalhado como consultor de bancos. Ossip foi preso. O Cheka o acolheu e foram dadas ordens para que ele se apresentasse diante do pelotão de fuzilamento por seus crimes contra o Estado.

Enquanto aguardava sua execução, um oficial notou o seu sobrenome na lista. Foi uma grande surpresa ele ver o nome do homem, que havia o vencido em um torneio de xadrez na cidade de Moscou. O oficial então perguntou se ele era realmente o mestre do xadrez. Não convencido, o oficial decidiu desafiar o mestre e apostou com ele. Eles jogariam e, se Bernstein perdesse, ele seria morto pelo esquadrão de tiros imediatamente. No entanto, se ele vencesse o jogo, ele teria liberdade e poderia ir embora. O jogo deve ter sido muito interessante, mas Bernstein conseguiu vencer o jogo em poucos minutos.

Isso porque ele era um brilhante jogador de xadrez e já havia vencido diversos campeonatos. Depois que deu um xeque-mate oficial, eles cumpriram suas apostas e o mestre foi deixado livre. Essa, então, seria a única vez da história onde o xadrez salvou a vida de um homem. Bernstein deixou o país imediatamente, pois não se sentia mais seguro na Rússia. Ele passou a morar na França, onde viveu até 1940.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é importante para o nosso crescimento.

7 facas mais caras e incríveis do mundo

Artigo anterior

Marvel revela que primeiro super-herói foi um dinossauro

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido