As pessoas são fascinadas com o espaço e as coisas que tem nele. A lua é um dos corpos celestes mais pesquisados. Ela tem uma função importante para a Terra. Ela influencia marés, movimenta os oceanos e é responsável pela vida nos mares. E mais, também faz com que a Terra mantenha seu eixo, sem titubear.

E esse nosso vizinho cósmico, e o único corpo do sistema solar que os humanos já pisaram, é bem conhecido. Sabemos que na lua praticamente não existe ar e que existe gelo de água, mas nenhuma água líquida.

Em 1969, os Estados Unidos fizeram a primeira viagem até à lua. A missão Apollo 11 fez com que Neil Armstrong e Buzz Aldrin pisassem no solo lunar junto com a bandeira da nação americana. Entre 1969 e 1972, houve cinco pousos na lua, mas nenhuma pessoa mais foi mandada depois.

Isso não quer dizer que os planos de mandar mais pessoas até nosso satélite natural ficaram paralisados todo esse tempo. E além de pensar em mandar pessoas, a NASA também tem outras preocupações em mente com relação à lua.

Publicidade
continue a leitura

Internet 4G

A agência espacial quer que qualquer presença humana na lua tenha um sinal de celular ótimo. Por isso que ela está investindo em uma rede lunar 4G.

A NASA deu o orçamento de 14,1 milhões de dólares para a empresa Bell Labs para que eles construíssem a infraestrutura de telecomunicações da lua.

Publicidade
continue a leitura

O  objetivo é ter uma rede instalada e funcionando até 2030. Além também de estabelecer uma rede que consiga ajudar qualquer tipo de posto avançado na lua a conseguir ver e gerenciar a vida mesmo estando fora da Terra.

A NASA quer que qualquer pessoa que esteja em alguma base lunar consiga usar a rede 4G para navegar na internet. Além de também conseguir enviar mensagens de vídeo e pilotar remotamente rovers e outros robôs espaciais.

“Esta missão validará o futuro de outras implantações operacionais e o potencial de habitação humana na lua”, escreveu a empresa Bell Labs em seu Twitter.

Planos

Publicidade
continue a leitura

A rede 4G é um dos vários investimentos feitos pela NASA com o objetivo de conseguir estabelecer uma base de operações de longo prazo na lua. E depois disso, em algum momento, ir bem mais além.

“Juntos, a NASA e a indústria estão construindo uma série de capacidades prontas para a missão para apoiar uma presença sustentável na Lua e futuras missões humanas a Marte”, disse o administrador da NASA Jim Bridenstine.

Publicado em: 22/10/20 15h29