Curiosidades

A primeira selfie tirada no espaço está à venda

0

Você já tirou algumas selfies? Provavelmente já, mesmo não sabendo o que significa. Selfie é a definição de uma foto de si próprio, um autorretrato, tirada geralmente por um smartphone. Usamos a mão para nos auto fotografar ou podemos contar com a ajuda de um bastão especial para isso, o que é uma grande tendência. Esse tipo de foto serve para se gabar de um evento, uma conquista ou simplesmente um gesto de amor próprio.

Esse termo pode ter ficado mais popular por agora, mas isso não quer dizer que a selfie seja algo novo. Muitas famosas, como Kim Kardashian e Paris Hilton, podem dizer que inventaram a selfie, mas muito antes delas terem nascido fotos desse tipo já eram tiradas.

Selfie

Um exemplo disso é a primeira selfie tirada no espaço. O registro foi feito em julho de 1969, pelo astronauta Buzz Aldrin durante a missão Apollo 11 da NASA. Agora, a casa de leilões Christie’s London está vendendo essa selfie. Quem quiser comprar esse registro, terá que desembolsar quatro mil dólares.

Além da primeira selfie tirada no espaço, o leilão também inclui a única fotografia tirada na primeira vez que Neil Armstrong caminhou na luz. Além também da fotografia icônica “Earthrise”, que é aquela que mostra a Terra aparecendo atrás da superfície lunar.

“Por meio de suas câmeras, os astronautas que se transformaram em artistas puderam transmitir à humanidade a beleza e a profundidade de sua experiência no espaço, mudando para sempre a maneira como nos vemos e nosso lugar no universo”, lê-se no comunicado sobre o leilão.

“A coleção é a coleção privada mais abrangente de fotos da NASA já apresentada em leilão e abrange todos os marcos visuais do programa espacial. Desde os primeiros dias de Mercúrio, os avanços técnicos de Gêmeos e da órbita lunar, até os triunfos de Apollo”, continua.

Leilão

Antes dessas fotos serem colocadas à venda, elas estavam arquivadas no Manned Spacecraft Center, em Houston. Foi o colecionador de arte, Victor Martin-Malburet, que reuniu mais de 2400 fotografia durante 15 anos. Esses registros foram exibidos em várias exposições ao redor do mundo. Agora, não se sabe ao certo como ele adquiriu esses registros e muito menos porque os está vendendo agora.

“Os astronautas são frequentemente retratados como grandes cientistas e heróis, mas raramente são aclamados como alguns dos fotógrafos mais importantes de todos os tempos. Os primeiros pioneiros de Mercúrio e Gêmeos foram dados como um espaço de tela e a Terra; os astronautas da Apollo em um mundo estranho”, ressaltou o comunicado.

Outras fotos

Além da primeira selfie no espaço, algumas outras grandes imagens estão inclusas nessa coleção. Como por exemplo, a primeira imagem do outro lado da Lua, o primeiro cachorro no espaço, Laika, e a primeira imagem de toda a Terra tirada do espaço.

O colecionador espera que algumas das fotos mais procuradas consigam ser vendidas por mais de 66 mil dólares.

10 filmes com ótimos conceitos que foram uma verdadeira decepção

Matéria anterior

Conheça a famosa ‘Mulher Gambá’

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.