Ciência e Tecnologia

Afinal, como se forma e do que é feita a poeira?

0

Gente, vamos combinar, mas aqui entre nós, tá? Limpar casa é uma das coisas mais chatas que existem na vida, não é verdade? Sim, eu sei. É uma obrigação, precisa ser feita e tal. Mas não deixa de ser uma tarefa chata, pedante e pesada. Afinal, você limpa, limpa e, cinco minutos depois, do nada, aparece poeira. Sabe-se lá onde, mas aparece.

Parece algo até místico, né? Você pega a vassoura, varre, pega o pano de chão, limpa e, em seguida, guarda tudo. Entretanto, quando você senta para descansar, a surpresa: a maldita poeira. De onde vem? Nós descobrimos. Em contrapartida, independente da resposta, saiba: ela vai voltar.

A origem da poeira doméstica

Cientistas americanos descobriram do que é feita aquela poeira, que sempre intrigou gerações de mulheres e de homens quando a questão envolve limpeza. Basicamente, a maior parte da poeira que fica impregnada na casa vem de fora. Ou seja, do ambiente externo.

O estudo foi publicado na revista Ciência e Tecnologia Ambiental, da ACS. De acordo com os autores do estudo, David Layton e Paloma Beamer, a poeira doméstica, que lutamos contra diariamente, é composta de uma mistura que inclui pele morta, o que ocasionalmente cai das pessoas, fibras de carpetes, móveis estofados, terra (a qual trazemos com os sapatos que usamos) e de partículas trazidas pelo vento.

Ainda segundo a publicação, a poeira doméstica também pode conter chumbo, arsênio e outras substâncias prejudiciais, que migram de fora para dentro de casa por meio do ar. Outro fator de destaque, incorporado na publicação, é o quanto a poeira pode ser prejudicial às crianças.

As crianças, cuja maioria tem costume de colocar brinquedos sujos e outros objetos na boca, podem sofrer graves consequências. As principais consequências envolvem doenças e intoxicações.

Para descobrir de que é feita a poeira, os cientistas usaram um modelo de computador, capaz de rastrear a distribuição de solo contaminado e de partículas presentes no vento, que são trazidas da rua para as residências.

Resultado

Após análises, os especialistas descobriram que mais de 60% da poeira doméstica vem de fora de casa. Os outros 40% envolvem outros fatores. Tais pontos não foram divulgados pelo estudo.

De acordo com os pesquisadores, estima-se que quase 60% do arsênio, presente na poeira do chão, pode vir do arsênio presente no ar. O chumbo e outras substâncias prejudiciais vêm da terra, que fica impregnada nos sapatos.

Os cientistas disseram também que o modelo pode ser usado, para avaliar métodos capazes de reduzir substâncias contaminantes na poeira e na exposição a tais partículas.

Vale ressaltar também que o estudo analisou apenas a poeira doméstica, a qual pode conter parasitas (fungos e bactérias nocivos) e demais micropartículas, que têm o forte potencial de gerar complicações, no nosso corpo.

Tais complicações podem ser mais alarmantes em quem já apresenta histórico clínico de alergias e predisposição genética, para desenvolver esse tipo de problema. Afinal, o organismo está sujeito a uma série de perigos, que não costumam ser muito visíveis, nem são facilmente detectados a olho nu.

Por esse motivo, a poeira, segundo especialistas, é um dos fatores que mais adoece o aparelho respiratório. Além disso, ocasiona inúmeros sintomas desconfortáveis. Tosse, espirros e até um pulmão inflamado indicam que a saúde respiratória não vai muito bem.

Caso apresente algum desses sintomas, procure um especialista.

7 presentes mais bizarros já dados a líderes de nações

Artigo anterior

5 lições mais terríveis já ensinadas por professores em escolas primárias

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido