Afinal, para onde vai a gordura do nosso corpo quando a perdemos?

POR Isabela Ferreira    EM Curiosidades      26/03/18 às 19h14

Muita gente por aí sofre para conseguir perder aqueles quilinhos a mais. Vai para a academia todos os dias, mantem uma dieta regular, faz exercícios aeróbicos, evita usar o carro para ir ao destino a pé, enfim... São muitas as alternativas para quem almeja alcançar um corpo esteticamente mais bonito e que ao mesmo tempo, seja saudável. Mas será que você já parou pra pensar no que acontece com a gordura que perdemos? Para onde ela vai?

Segundo Ruben Meerman e Andrew Brown, professor e chefe de biotecnologia e ciências biomoleculares da Universidade de New South Wales, o equívoco mais comum é acreditar que essa gordura pode ser convertida em energia. Para eles, o maior problema em tal teoria é que ela acaba violando o que podemos chamar de "lei da conservação da matéria".

Ela diz que a massa de um objeto não muda, independente de como as partículas se reorganizam em seu organismo. Enquanto isso, outras pessoas acreditam que esse excesso pode ser transformado em músculos, o que também seria impossível.

Mas então o que realmente acontece com a gordura depois que a perdemos?

Os especialistas reuniram 150 pessoas, entre elas, estavam personal trainers, nutricionistas e médicos. Em seguida, fizeram para eles a pergunta acima. Por incrível que pareça, apenas 3 dos entrevistados conseguiram responder de forma correta. Então vamos lá! Para os cientistas australianos, a gordura é eliminada de nosso corpo durante a respiração, e outros processos fisiológicos, em forma de dióxido de carbono (CO2) e água.

"Você exala o dióxido de carbono e a água se mistura na sua circulação até que se perca como urina ou suor", disseram os especialistas. Outra informação curiosa é que para perder 10 kg de gordura, por exemplo, é preciso inalar 29 kg de oxigênio! Tal processo metabólico seria responsável pela produção de 28 kg de CO2 e mais 11 kg de água.

Para obter tais dados, foi preciso rastrear cada átomo de gordura que seria eliminada. Dessa forma, foi possível descobrir que "se você perder 10 kg de gordura, precisamente o kg sairão por seus pulmões. Os 1,6kg restantes, se transformarão em água". Em outras palavras, grande porcentagem do peso que perdemos é exalado.

O fato é que praticamente todos os carboidratos e gorduras que comemos, são convertido em água e dióxido de carbono, por mais estranho que possa parecer. O mesmo pode ser descrito no caso do álcool e proteína... Apesar de que para este último, ainda existe determinada quantidade que se transforma em ureia e outros sólidos em nosso organismo.

Os cientistas ainda apontaram que a comida que costuma chegar ao nosso intestino é chamada "fibra alimentar". O restante, acaba sendo absorvido por nossos órgãos e corrente sanguínea. "Depois disso, nada vai a lugar nenhum até que você tenha o vaporizado", menciona Ruben.

E então pessoal, o que acharam? Sabiam que a gordura que perdemos vai para o ambiente externo, em forma de dióxido de carbono? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+