• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Agentes da SHIELD estão em uma realidade alternativa?

POR Letícia Dias    EM Fatos Nerd      19/07/19 às 17h09

Com o recente anúncio de que a sétima temporada de Marvel's Agents of SHIELD será a última, os fãs foram pegos de surpresa. O vice-presidente executivo da Marvel Television, Jeph Loeb, foi evasivo quanto à justificativa do término. Todavia, o produtor afirmou que a sexta temporada ainda está sendo exibida e que sua sequência será uma celebração. Nós ainda não sabemos como a série vai acabar mas, levando em consideração as surpresas prometidas por Loeb, aproveitamos pra levantar um questionamento: os Agentes da SHIELD compartilham a realidade dos Vingadores? A falta de conectividade da sexta temporada da série com os eventos dos filmes pode ser explicada por uma divergência de linhas temporais. Será esse o caso?

A série estreou em 2013, logo após Os Vingadores, e a produção se apoiou no sucesso de Phil Coulson no filme para tentar mostrar os bastidores da SHIELD. Desde o começo, tudo que acontecia no programa era muito relacionado ao MCU. A primeira temporada incluiu um episódio ligado a Thor: O Mundo Sombrio. Logo em seguida, a reviravolta da Hydra, em Capitão América: O Soldado Invernal, redefiniu a narrativa do programa. Porém, a separação do grupo Marvel Entertainment, em 2015, afetou a relação entre o estúdio cinematográfico e o televisivo. Com o passar do tempo, a série se tornava mais desconexa aos filmes. Isso não foi algo necessariamente ruim, já que permitiu que o programa desenvolvesse e explorasse mais sua própria mitologia.

Todavia, ao mesmo tempo em que é benéfico de certa forma, também estabelece dúvidas. Será que Agents of SHIELD existe na mesma linha temporal que Guerra Infinita e Ultimato? Porque, na teoria, os acontecimentos desses dois filmes deveriam ter afetado massivamente os agentes, mas isso não chegou a acontecer. O que pode explicar a normalidade na organização enquanto metade da população universal estava desintegrada?

Conexão estável

É estranho pensar que os agentes não participaram do estalo, sendo que, na quinta temporada, eles fizeram uma referência a Thor: Ragnarok. Foram citados dois asgardianos andando por Nova York. Os fãs imediatamente perceberam que faltava pouco para que as consequências de Guerra Infinita fossem apresentadas na série. Vale lembrar que o próprio Thanos era o vilão da quinta temporada de AoS. Além disso, enquanto os agentes lidavam com o Graviton, e com a Confederação, eles foram informados sobre uma invasão alienígena, em Nova York. Essa foi outra explícita referência a quando a Ordem Negra atacou Doutor Estranho, Tony Stark e Homem-Aranha, ou seja, logo no começo de Guerra Infinita.

Até aí, a linha do tempo coincide perfeitamente. Contudo, o estalo, os cinco anos seguintes e a reversão do estalo não aconteceram no arco de Agents of SHIELD. A quinta temporada terminou com a SHIELD vitoriosa e a Terra salva. Sua temporada seguinte começa logo um ano depois, o que se espera ser um período pós-estalo. Porém, Loeb sugeriu que a série ainda se passa no período pré-estalo. Esse relato colocou abaixo todas as conexões feitas pelos fãs. Depois de todas as referências simultâneas, como isso seria possível?

Eles realmente estão em uma realidade alternativa?

A resposta mais óbvia é que a quinta temporada de Agents of SHIELD está acontecendo em uma linha do tempo alternativa. Nessa outra realidade, o estalo foi curiosamente evitado. Com o conceito de viagem no tempo tendo sido apresentado em Ultimato e o Multiverso confirmado pelo Doutor Estranho, é plausível explicar essa falta de sincronia. No filme dos irmãos Russo, vimos como a criação de diferentes linhas temporais é possível. Já até chegamos a comentar sobre como o resgate das Joias do Infinito criou futuros não tão legais para alguns personagens. Se isso realmente chegou a acontecer, essa ramificação ocorreu antes do Doutor Estranho prever as possibilidades de sobrevivência. Caso contrário, não teria acontecido todo aquele drama em torno da única possibilidade dentro de 14 milhões.

Existem então três possíveis gatilhos que ocasionaram a desconexão. A primeira foi a viagem pro futuro no final da quarta temporada. A segunda é o retorno dos personagens após seis meses. Por último, mas não menos importante, a terceira é a destruição dos monólitos pode ter criado um portal dimensional. Lembrando que essa é apenas uma teoria com o objetivo de explicar a falta de sincronia entre os acontecimentos. No que resta da sexta e na sétima temporada, os Agentes da SHIELD podem voltar a explorar a viagem no tempo e explorar isso melhor.

Próxima Matéria
Via   SR  
Imagens Marvel
Letícia Dias
Trabalhando pra falar de super-heróis, filmes e séries em tempo integral | @letdiax
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+