Curiosidades

Agora Amazônia pode piorar a mudança climática, alertam os cientistas

0

Nosso planeta já tem seu longo período de existência e já passou por várias mudanças.Umas delas, que os pesquisadores consideram uma das mais drásticas, é a mudança climática. Isso vem afetando o mundo de várias maneiras diferentes e talvez caminhe para um ponto onde se torne cada vez mais difícil a nossa existência.

Essa mudança climática é causada pelo homem e suas ações com o meio ambiente. Não é segredo para ninguém que a Amazônia é a maior floresta tropical do mundo e que ela está sob uma pressão enorme e perto de um ponto de inflexão ecológico e sob o risco de colapso.

Contudo, a situação pode ser pior do que a que se imaginava. Segundo uma nova pesquisa, o futuro sombrio da Amazônia chegou com o desmatamento desenfreado.

Pesquisa

Amazonia1, Fatos Desconhecidos

Essa nova pesquisa fez uma avaliação mais abrangente da influência que a Bacia Amazônica tem no clima global até os dias de hoje. Com isso, ela descobriu que, com os incêndios, secas e desmatamento, a floresta está liberando mais gases que retêm o calor do que os armazena. Isso está acontecendo tanto nas plantas como no solo.

Isso quer dizer que, provavelmente, a Amazônia está aquecendo a atmosfera da Terra e não a resfriando. Esse é um efeito bastante preocupante e que só deve crescer, conforme informa o grupo de mais de 30 cientistas que fizeram a pesquisa. Para piorar não se pode mais contar com a selva para ajudar a compensar as emissões de gases do efeito estufa que as atividade humanas provocam.

O diferencial dessa pesquisa para outras é que, ao contrário das anteriores, essa registra todos os gases do aquecimento climático que circulam pela Bacia Amazônica e na atmosfera. Além de avaliar os impactos diretos das atividades humanas em um dos maiores estoques de carbono do planeta.

“Cortar, derrubar, a floresta está interferindo na absorção de carbono. Isso é um problema. Mas quando você começa a olhar para esses outros fatores juntamente com o CO2, fica realmente difícil ver como o efeito líquido não é que a Amazônia como um todo esteja realmente aquecendo o clima global”. disse o ecologista e autor principal Kristofer Covey, do Skidmore College em Nova York.

Floresta

Amazonia2, Fatos Desconhecidos

Essa perda de floresta na Amazônia é tão grave que alguns cientistas estimam que a floresta tropical poderia acabar se transformando de um sumidouro de carbono para uma fonte dele. E essa fonte liberaria mais CO2 do que pode conter, em 2035.

Além disso, outra preocupação dos pesquisadores é o aumento das atividades de desmatamento ilegal. Até porque a região está se aproximando de um ponto de inflexão catastrófico. Nesse ponto, a Amazônia é empurrada para o limite e se transforma em um outro ecossistema bem mais seco.

Os pesquisadores analisaram os dados existente a respeito das emissões de gases de efeito estufa e os efeitos combinados com os impactos humanos na Bacia Amazônica. Com isso, eles viram que a Amazônia provavelmente está piorando a mudança climática ao emitir mais gases do que ela absorve naturalmente.

Embora a equipe reconheça que existe um grau de incerteza bem grande em seus resultados, por conta da falta de dados sobre algumas partes da Amazônica, os dados que tem disponíveis e o resultado da sua análise é que a Amazônia está liberando mais gases do que retendo. Isso cria um efeito de aquecimento global na atmosfera do planeta.

Iniciativa dos Padres Austríacos jura desafiar a Igreja Católica

Matéria anterior

O que aconteceu com os membros do grupão pós BBB 21?

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos