Curiosidades

Ainu, o povo originário japonês que não parece ser de lá

0

Nós todos seguimos alguns padrões, características que geralmente nos ligam as nossas origens. Estereótipos, de alguma forma. Todos os grupos étnicos tem uma forma pré-definida que serve os identifica na sociedade. O que acontece é que nem sempre essas pré-definições estão de acordo com o grupo.

Afinal de contas, nem todos nós somos iguais. A genética não é previsível e pode sempre surpreender. É isso o que acontece com o povo Ainu, japoneses que não seguem aquele estereótipo com o qual estamos habituados.

Povo Ainu

Mas afinal, o que o povo Ainu tem de tão diferente dos demais asiáticos? Uma das diferenças mais notáveis são os cabelos, que são grossos e cacheados. Ao contrário do cabelo extremamente liso e fino da maioria dos asiáticos. Além disso, a cor é outro diferencial, os Ainu tem os fios loiros ou vermelhos. Os olhos são estreitos, mas os tons variam, vão de marrom a azul. A pele desse grupo em específico é mais pálida que a da maioria.

E não pense que todas essas diferenças passaram em branco. O povo Ainu não teve de lidar apenas com o preconceito com as pessoas de seu próprio país, como também foram excluídos gradativamente. Aos poucos foram os deslocando para o norte do país, até que eles acabaram relegados a ilha de Hokkaido.

O  preconceito foi uma questão tão forte, que muitos japoneses que tinham os Ainu como seus ancestrais, negavam suas origens. Ou simplesmente as ignoraram, para não ter que lidar com a exclusão.

Reconhecimento do povo Ainu

Apesar de toda discriminação e exclusão, o povo Ainu sobreviveu e guardou seus aspectos culturais únicos. A língua Ainu, por exemplo, não é encontrada em nenhuma outra parte do planeta e sobreviveu a milhares de anos de exclusão. Felizmente, recentemente, em 2008 o governo japonês reconheceu o povo Ainu como indígenas japoneses.

Atualmente restam apenas 25 mil remanescentes dessa tribo. No entanto, agora que eles foram reconhecidos formalmente, o governo tem trabalhado para a não extinção desse povo. E claro, para a manutenção da cultura do povo Ainu, que por ser tão rica e única, deve ser preservada como um dos tesouros do Japão.

7 mitos incomuns sobre o Natal

Artigo anterior

O quão rápido a Terra está se movendo?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido