Mundo afora

Albinos estão sendo caçados em Malauí por conta de seus ossos

0

O albinismo é uma condição rara causada por uma anomalia genética que faz com que a pessoa não produza melanina, responsável pela pigmentação da pele, olhos e cabelos. As pessoas com essa condição tem a ausência total ou parcial desse pigmento. Ela acontece quando os dois pais carregam o gene recessivo, fazendo com que o filho obtenha um par deles e, portanto, esse seja evidente visualmente.

O fato de serem incomuns em nosso país, e não terem grande visibilidade, faz com que muitos estranhem a condição ainda hoje. Apesar disso, o seu maior risco tem se apresentado em Malauí. Local onde, recentemente, essas pessoas tem sido caçadas e mortas. Grande parte deles, no país, tem tido medo de sair livremente devido os ataque frequentes. E, o motivo para isso tudo é, na verdade, mais perturbador do que você poderia imaginar.

Motivo para a caça dos albinos

De acordo com relatos da ONU, alguns mitos tem causado a morte de albinos em 7 países. Cerca de 40 ataques já foram relatados e o motivo para isso é que muitos acreditam que eles não sejam humanos de verdade e seriam úteis como sacrifícios humanos em rituais de bruxaria. Além de serem o “objeto” principal desses rituais, partes dos seus corpos e ossos também acabam sendo completamente mistificados. Eles acreditam que seus membros podem ser usados em poções e como amuletos da sorte. Tendo maior ocorrência em regiões da África, como em Tanzânia, Malauí e Burundi.

Mercado ilegal

Além de todo o terror que eles tem passado por conta dos ataques relacionados a bruxaria, esse não é o único problema que enfrentam. Aqueles que acabam sendo capturados e mortos podem ter os seus ossos e outras partes vendidas no mercado ilegal. O cadáver de um albino inteiro pode custar até 75 mil dólares, enquanto braços e pernas custam em média 2 mil dólares. Apesar do caso já ser conhecido pelas autoridades locais e estar se espalhando a maioria deles permanece sem solução. A falta de capacitação policial do local para as investigações faz com que, infelizmente, grande parte deles seja impune. Outras tentativas tem sido aplicadas para poder solucionar o problema.

Outras considerações

Infelizmente grande parte desses ataques acontecem nas zonas rurais por grupos secretos ou pelos próprios familiares das vitimas, fazendo com que não se tornando públicas. As vítimas mais desejadas para esses rituais são crianças, já que são consideradas inocentes e, portanto, melhores para a produção de poções poderosas. Além disso, ainda no continente africano, roubos de corpos albinos chegaram a ser notificados.

15 imagens que precisam de uma explicação pra você entender

Artigo anterior

Incrível fã-arte mostra como Cabba ficaria transformado em Super Saiyajin 3

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido