• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

6 sinais de comportamento suicida que precisam ser levados a sério

POR Thamyris Fernandes    EM Ciência e Tecnologia      28/10/14 às 16h38

Se a morte em si já é um processo dolorido para a família, já imaginou o quão difícil deve ser para os parentes que perdem entes queridos para o suicídio? Embora ninguém goste de falar sobre esse assunto, a verdade é que o tema é sério e o número de casos que estão surgindo por aí de pessoas que tiram a própria vida deixa impossível não alertar a sociedade.

Aliás, quando as pessoas que estão em volta de alguém depressivo conseguem captar a mensagem que ele transmite, fica muito mais fácil impedir que o suicídio aconteça. É por isso, aliás, que preparamos a matéria de hoje, na qual você vai aprender a identificar alguns dos sinais que um provável suicida deixa antes de agir. (Clique para conhecer também 8 sinais de que você pode estar com depressão).

Confira na lista abaixo alguns desses "rastros" que a depressão e a "vontade de sumir do mundo" deixam por aí:

1. Frases de alerta

1

Sabe aquela história de que pessoas que falam sobre suicídio só fazem isso para chamar atenção? Pois é, esse é um mito dos grandes. Conforme especialistas, quem toca no assunto pode sim ter intenção de tirar a própria vida. Além do mais, esse pode ser um pedido de socorro. Então, se ouviu alguém dizer frases como "não aguento mais", "eu queria sumir" e "eu quero morrer", é bom ficar alerta.

2. Mudanças drásticas

3

Transformações na vida são boas, mas quando as pessoas estão preparadas para elas. Isso porque, muitas vezes, quando não se está pronto para mudar completamente a forma de viver as consequências podem ser drásticas, especialmente quando se trata de uma perda de emprego, por exemplo.

3. Drogas e depressão

5

Conforme estudos sobre o assunto, para cada suicídio existem entre 10 e 20 tentativas. Assim, quem tenta uma vez está mais propenso a tentar tirar a própria vida mais algumas vezes. Além disso, quase 100% das pessoas que se mataram estavam passando por algum tipo de doença, como a depressão.

Se o indivíduo ainda se envolver com consumo de álcool ou de drogas, a atenção dispensada a ele precisa ser redobrada. Isso porque, o maior coeficiente de suicídios se dá devido a transtornos do humor, associados ao uso de substâcias psicoativas.

4. Isolamento

2

Nem sempre quando um jovem se mantém isolado, nos cantos da casa, se trata de um comportamento típico da adolescência. Há casos em que isso se mostra claramente como um sintoma de depressão, mas acaba sendo ignorado pelos pais ou responsáveis.

É preciso prestar atenção nesse comportamento, uma vez que grande parte dos jovens não consegue expressar de forma clara o que anda sentido. Aliás, só para você saber, a taxa de suicídios entre os adolescentes brasileiros vem aumentando mais de 30% nos últimos 10 anos.

5. Desinteresse total

4

Nem sempre quem é depressivo vai tirar a própria vida. Aliás, somente 15% das pessoas deprimidas acabaram realmente cometendo suicídio. No entanto, a depressão severa e o total desinteresse pela vida e pelas pessoas continua sendo a maior causa desses acontecimentos trágicos.

6. Simulação de melhora

6

A simulação de melhora é comum em inúmeros casos que terminam mal. Isso acontece quando a pessoa deprimida - que normalmente está recebendo tratamento e, consequentemente, atenções especiais dos que a cercam - parece subitamente alegre. Conforme especialistas, essa pode ser apenas uma forma de despistar os demais. Assim, é importante acompanhar essa pessoa de perto para garantir que ela não tentará o suicídio quando estiver sozinha.

E agora?

Especialistas aconselham que, em situações delicadas como essa, o ideal é conversar com a pessoa e jamais deixá-la sozinha. Aliás, a parte mais importante mesmo é ouvir o que o indivíduo tem a dizer, já que muitas vezes ele só precisa de atenção.É válido também impedir o acesso dessas pessoas a ferramentas que possam ser letais dentro de casa, como arma, remédios e substâncias tóxicas.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+