Alguns fatos que você provavelmente não sabia sobre o Papai Noel

POR Pietro Bottura    EM Ciência e Tecnologia      23/12/14 às 16h56

O Papai Noel é um bom velhinho, de vestes vermelhas e barba branca, que entra nas casas, come a comida e entrega presentes, certo? Isso é, se você for um bom menino. E não sabemos se aprender esses fatos vai fazer isso ou ter o efeito oposto, mas, de toda forma, confira aqui alguns fatos que você provavelmente ainda não sabia sobre o Papai Noel:

Cientificamente correto

lapland

Cientistas fizeram os cálculos de quanto tempo o Papai Noel levaria para rodar o globo em linha reta, no sentido Leste-Oeste: 31 horas. Por isso, considerando que ele tem que parar em bilhões de casas, provavelmente suas renas usam tecnologia nuclear ou algo do tipo para voar. Já para dar presentes a estimadas 2,2 bilhões de crianças, seriam necessário carregar em torno de 500 mil toneladas em produtos. Pobres renas.

E aprovado pelo governo

santa-claus-tom-roderick

Além disso, os EUA liberam anualmente um trajeto preciso que o Papai Noel fará pelo seu território aéreo, de acordo com o órgão de Defesa do Espaço Aéreo (NORAD).

A relação com a Coca

cvr-coca-cola-art-christmas-santa12

Apesar de sempre pensarmos no Papai Noel como um homem com grossas roupas vermelhas, na verdade as originais eram um tanto diferentes, em especial pela cor predominante, o verde (e também há versões com azul, marrom e até roxo). Mas na década de 30, com as clássicas propagandas natalinas da Coca, veio a imagem que você conhece - e que só a Coca pode usar oficialmente.

Papai Turco

23115859972336

A origem do Papai Noel é São Nicolau, um bispo que viveu na Turquia, no século IV. Tinha o costume de dar presentes às crianças pobres, anonimamente, além de deixar moedas nos sapatos das crianças na véspera de Natal. Mais que isso, o homem até pagava dotes de moças pobres para que pudessem se casar!

Código Postal

christmas-special-for-car-lovers-how-to-write-a-thank-you-letter-to-santa-claus-41453_3

Na Inglaterra, ele tem um endereço certinho: Papai Noel, Gruta do Bom Velhinho, Terra das Renas, CEP: SANT A1. Já as canadenses precisam por um mais simples: HO HO HO. As finlandesas, "Vila do Papai Noel, Círculo Polar Ártico, FIN-96930, Finlândia" (sim, ele moraria lá).

Mamãe Noel

pin-santa-claus-christmas-2736296-1024-768jpg-on-pinterest

E a Mamãe Noel? Apesar de existir em versões atuais, a origem do Papai Noel - São Nicolau - era um homem do clero, ou seja, não podia se casar. Quem inventou a companheira feminina e tirou o Papai Noel da solidão foi o escritor James Rees, que fez um conto no século XIX no qual falava da matriarca natalina, depois consolidado por um poema de Katherine Lee Bates, intitulado "Sra. Noel" e centralizado na personagem.

Papai no Shopping

9D20F851-C6DA-46CE-A39E-303E97BCA87C_mw1024_s_n

E o onipresente costume de ver o Papai Noel em shoppings, supermercados, lojas e até na rua? Ele nasceu em 1890, quando o empresário James Edgar resolveu se vestir como o sr. Noel em uma de suas lojas, em Massachusetts, EUA. As crianças, abismadas em poder conhecer "o Papai Noel de verdade", viajavam até de outros Estados para ver a atração.

Papai Bebim

santa-claus-tom-roderick

Enquanto no Brasil há o costume (já meio antigo) de deixar uma janta para o Papai Noel, enquanto nos EUA e Canadá, é comum deixar biscoitos e leite. Já na Irlanda e na Austrália, além da comida ele ganha um copo de Guinness, o que explica seu eterno bom-humor (2,2 bilhões de crianças, lembra?).

 

E aqui você pode conferir 3 teorias sobre o nascimento histórico do Papai Noel e suas origens religiosas.

 

Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+