Mundo Animal

Animais que conseguem voar sem terem asas

0

A natureza é uma caixinha de surpresa que sempre que abrimos ou vamos mexer nela nos deparamos com algo novo. Até mesmo os que se consideram mega exploradores da natureza conseguem ainda se surpreender com as mudanças ou com os segredos que ela e os animais sempre revelam.

Pensar que os animais são seres previsíveis é outra coisa que não devemos fazer. Assim como nós não queremos ser definidos e colocados dentro de rótulos que nos limitem, os animais também não. Por exemplo, não é porque determinados animais não tem asas que eles não podem voar.

O mais interessante é que existem vários exemplos de animais sem asas, mas que têm adaptações em seus corpos que os permitem voar. Mostramos aqui alguns desses casos.

1 – Cobras

animais

Socientífica

As cobras do gênero Chrysopelea são chamadas de voadoras, mas elas não conseguem sair do chão e voar. Esses animais precisam estar em algum lugar alto, como por exemplo, a copa de uma árvore, para que elas “voem”.

Quando elas saltam desses lugares altos, elas deixam seu corpo totalmente achatado fazendo com que elas planem. Essas cobras são nativas do sul e sudeste da Ásia e podem planar distâncias de 100 metros.

O motivo dessa adaptação dessas cobras é para que elas fujam de predadores, consigam perseguir suas presas e se deslocar de um lugar para o outro.

2 – Esquilos

Aventuras na história

Os esquilos também são animais que voam. Conhecidos como Pteromyini, eles são nativos das florestas da Ásia, Europa e América do Norte. Esses animais conseguem voar porque eles têm uma membrana de pele que une as patas dianteiras às traseiras.

Esses esquilos, que possuem entre 15 e 25 centímetros de comprimento, conseguem planar de uma árvore para a outra para buscar comida ou fugir de possíveis ameaças. Além da membrana, a cauda achatada deles também ajuda no momento de guiar o voo, que pode ser de até 80 metros de distância.

3 – Lêmures

G1

Os lêmures voadores são um mamífero que só vive no sudoeste da Ásia. Eles conseguem voar graças a um grande membrana de pele, que vai do rosto à cauda. Além disso, seus ossos finos e leves também ajudam nesse voo, que pode ser mais de 60 metros entre uma árvore e outra.

Uma curiosidade é que, depois do morcego, esses lêmures voadores, ou colugos, são os mamíferos mais adaptados para o voo.

4 – Lagartos Draco

animais

Top biologia

Esses lagartos são conhecidos como dragões voadores. Eles têm o corpo alongado, com 10 a 20 centímetros de comprimento, e costelas cobertas de pele na lateral do corpo, que fazem as vezes de asas.

Então, quando esses animais vão voar, eles estendem suas patas e deslocam as costelas para conseguirem projetar suas membranas. Com isso, esses lagartos das florestas do sudeste da Ásia, conseguem voar distâncias de 10 metros. Seus voos são usados como forma de locomoção.

5 – Rãs

Twitter

Dentre as espécies de rãs, a Rhacophorus nigropalmatus é uma que consegue voar. Ela tem membranas entre os dedos compridos e usam os membros para ganhar impulso em um lugar alto. Fazendo isso, quando elas estão no ar as membranas funcionam como paraquedas.

Esses animais vivem em florestas tropicais, principalmente no sudoeste da Ásia, e passam a maior parte do tempo nas árvores. O voo delas tem como objetivo a captura de insetos no ar.

6 – Peixes

animais

Blog do pescador

Assim como as rãs, algumas espécies de peixes podem voar, como é o caso da família Exocoetidae, que agrupa cerca de 70 espécies de peixes voadores. Esses animais vivem nas águas quentes das regiões tropicais e subtropicais de todos os oceanos.

Esses peixes conseguem voar graças a suas barbatanas peitorais que são bem grandes e desenvolvidas. Quando elas estão coladas ao corpo dos peixes, eles nadam bem rápido perto da superfície antes de decolarem.

No momento do voo desses animais, as barbatanas se abrem e ficam parecidas com asas. Com elas abertas, esses peixes podem voar até 50 metros de distância a 60 quilômetros por hora.

Fonte: UOL 

Imagens: Socientífica, Aventuras na história, G1, Top biologia, Twitter, Blog do pescador

Jovem australiano ficou paralisado e morreu depois de comer lesma

Artigo anterior

Estudo mostra que beber cerveja pode diminuir o tamanho do cérebro

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido