Curiosidades

Anvisa pediu recolhimento de chocolates fabricados pela Kinder

0

Muitas pessoas são amantes de chocolates, sendo esse um dos doces mais populares do mundo. Para quem gosta, é fácil de entender todo o desejo por uma simples barra ou alguma outra variação do produto. Geralmente, a maioria das pessoas gosta de chocolate e se difere apenas nas preferências, como por exemplo, se quer mais doce, mais amargo, ao leite, com castanhas, nozes, cookies, passas, e várias outras combinações. Os chocolates têm mais de 4.000 anos de história e até hoje mantêm sua popularidade.

Contudo, com o passar do tempo, o consumo, dos mais variados tipos de chocolate foi se sofisticando e tendo que se submeter a algumas regras. Por exemplo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fez um pedido oficial para que os chocolates Kinder fabricados na Europa fossem recolhidos. Isso aconteceu depois do próprio gigante italiano Ferrero reconhecer que os doces, que fazem parte dos lotes contaminados com Salmonella, chegaram ao Brasil.

De acordo com a empresa,  a importação, nesse caso em específico do produto Schoko-bons, teria sido feita por terceiros, sem nenhum vínculo com a Ferrero. Independente disso, os chocolates contaminados chegaram ao nosso país. Por isso, a resolução da Anvisa, além de determinar o recolhimento dos produtos, também proíbe a comercialização, distribuição e uso desses alimentos, todos fabricados na Bélgica.

Medida

Agência Brasil

Esses chocolates produzidos na Bélgica foram um alerta internacional a respeito de um surto de Salmonella typhimurium. Até o momento, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), foram relatados 151 casos de contaminação relacionada ao chocolate em ao menos 11 países.

“Caso você tenha adquirido este produto, pedimos que não o consuma e entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor pelo telefone 0800 701 6595 e e-mail [email protected] para troca ou reembolso. Todos os demais produtos Kinder distribuídos pela Ferrero do Brasil são seguros para consumo e não são afetados por este recolhimento”, informou a empresa em nota.

Produtos

SAPO Brasil

No caso do Brasil, a Anvisa recomenda que os consumidores que tenham comprado ou que pensam em comprar os chocolates da marca Kinder verifiquem no rótulo os dados do fabricante do produto.

Para ficar ainda mais fácil, a Anvisa fez uma lista dos chocolates da marca.

Kinder Suprise Maxi 100g

Kinder Suprise 1 X 20g

Kinder Suprise 1 X 20g 60g

Kinder Surprise 4 x 20 g (80 g)

Kinder Schokobons branco e/ou cacau 46g 125g E 200g

Kinder Schokobons 300 g

Kinder Mix Peluche 133 g

Kinder Mix Advent Calendar 127g

Kinder Mix Eggs Hazelnut 100g

Kinder Mini Eggs Mix 250g

Kinder Happy Moments 162g

Chocolates contaminados

Gaúcha ZH

Esse problema com os chocolates contaminados foi identificado em uma fábrica na cidade belga de Arlon. Nessa cidade são produzidos cerca de 7% de todos os produtos Kinder distribuídos para mais de 60 países, incluindo os da Europa, Estados Unidos, Argentina, Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Cingapura, Hong Kong e México.

A contaminação dos chocolates aconteceu em uma das etapas do processamento de leitelho em um filtro de saída de dois tanques de matéria-prima. Embora esse mesmo local tenha sido desinfetado em 2021, ele voltou a testar positivo para salmonela em janeiro deste ano.

O tipo de salmonela que foi detectado foi a Salmonella typhimurium. Ela geralmente costuma causar vômito, cólicas, diarreia e febre acima de 39°C. Além disso, esse tipo de salmonela pode provocar bacteremia, quadro que dura mais de uma semana, com dor de cabeça, mal-estar e calafrios, mas sem diarreia.

No entanto, em determinados grupos, como por exemplo, crianças, idosos, gestantes ou pessoas com sistema imunológico comprometido, essa infeção pode causar a morte.

Quando alguém se infecta com essa salmonela, o tratamento é feito com suporte, como líquidos por via venosa e medicamentos antitérmicos e analgésicos, além de antibióticos.

Fonte: R7

Imagens: Agência Brasil, SAPO Brasil, Gaúcha ZH

Mini-influencer multimilionária planeja se aposentar aos 15 anos

Artigo anterior

Cometa gigante está vindo em direção à Terra e pode ser o maior já visto

Próximo artigo