Curiosidades

Anticorpo que bloqueia 100% a infecção por coronavírus é encontrado

0

pandemia do coronavírus está deixando todas as pessoas bastante assustadas e surpresas. O COVID-19 surgiu em Wuhan, na China. E por causa de sua intensidade e capacidade de matar as pessoas, o mundo todo está passando por uma situação bastante delicada. E está em estado de alerta. Governos do mundo todo tomaram medidas, para proteger seus cidadãos e evitar um contágio ainda maior.

E com a urgência de tentar conter o mais rápido possível a pandemia, laboratórios do mundo inteiro estão se mobilizando, em busca de uma vacina eficaz contra a Covid-19. E tentar entender um pouco mais sobre esse vírus. Cientistas de 74 países estudam os pontos fracos do  Sars-Cov-2, para tentar descobrir um tratamento que seja eficaz.

Eles já conseguiram ver como o novo coronavírus ataca as células humanas, o que é um passo para impedir que esse ataque aconteça. E estão tentando descobrir anticorpos que possam ser eficazes no combate ao vírus.

Várias foram as tentativas. E a Sorrento, companhia farmacêutica americana, disse recentemente que encontrou um anticorpo que dá “100% de inibição da infecção pelo vírus SARS-CoV-2 em células saudáveis após quatro dias de incubação”.

Essa descoberta pode ser um grande avanço no tratamento do novo coronavírus. Mas esses resultados ainda são preliminares e fazem parte de uma pesquisa pré-clínica que ainda não foi revisada. E também não foi publicada em nenhuma revista científica.

Anticorpo

O que a companhia farmacêutica pretende é criar um coquetel de anticorpos que dê a proteção contra o SARS-CoV-2 mesmo que ele sofra mutações. Eles fizeram a pesquisa in vitro com células cultivadas em laboratórios, e não em pacientes de verdade.

O anticorpo chamado “STI-1499” foi o que se saiu melhor nos testes. Ele conseguiu bloquear completamente a proteína spike do coronavírus. Isso impede que ele se anexe às células humanas e as infecte.

Esse anticorpo pode ser o primeiro a fazer parte do coquetel. Mas a Sorrento disse que também poderá desenvolvê-lo sozinho para que seja uma terapia autônoma.

Preocupações

Uma das questões levantadas pela empresa é a preocupação com a mutação que o SARS-CoV-2 pode ter. Outros coronavírus conhecidos, como por exemplo o de uma gripe comum, conseguem mutar de forma rápida e isso faz com que o tratamento fique mais difícil.

Por essa razão que a Sorrento quer fazer um coquetel que consiga bloquear qualquer mutação do SARS-CoV-2. Dessa forma o tratamento feito por eles continuará sendo efetivo mesmo se o vírus sofrer mutação.

Esse coquetel terá o nome de COVID-SHIELD e vai ser uma mistura de anticorpos que consiga dar uma proteção para diferentes cepas do SARS-CoV-2.

Fabricação

A empresa já está discutindo os resultados com as agências reguladoras americanas, para que o desenvolvimento desse tratamento em potencial seja começado logo. Eles estão esperando a aprovação da Administração de Drogas e Alimentos dos EUA.

O laboratório também está vendo a capacidade de produção, para que consiga fazer até um milhão de doses ao mesmo tempo. Mesmo que ainda não seja uma certeza, qualquer avanço na descoberta de uma terapia ou vacina contra o novo coronavírus já é uma coisa a ser comemorada.

7 casas de famosos mais estranhas

Artigo anterior

7 crimes supostamente cometidos por fantasmas

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido