• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Aparentemente, cientistas russos conseguiram criar ''viagens no tempo''

POR Leticia Rocha    EM Ciência e Tecnologia      13/03/19 às 19h38

Já imaginou poder viajar no tempo? Com certeza você já deve ter sentido uma vontade imensa de voltar em algum momento de sua vida e interferir em algo. Ou de ir no futuro só pra checar como as coisas estarão lá. Talvez você é uma dessas pessoas que acredita que existem várias dimensões que existem concomitantemente a nossa existência. De qualquer forma, poder viajar no tempo é algo incrível e que todos nós temos alguma curiosidade de conhecer.

As viagens no tempo, aliás, são sempre pautadas em vários filmes e livros de ficção científica. Poder viajar no tempo, se virasse uma chance real, com certeza, seria um marco na ciência. E bom, parece que esse momento tão aguardado está chegando.

Viagem no tempo

Para muitos, pode parecer pouco, mas os Pesquisadores do Instituto de Física e Tecnologia de Moscou sabem que não. Os estudiosos conseguiram voltar no tempo uma fração de segundo em um experimento quântico. Essa pesquisa simplesmente desafio uma das leis que regem a física, a segunda lei da termodinâmica. Basicamente, esse postulado diz que tudo no universo decai, acaba, até mesmo o sol. Toda a energia envolvida nos eventos que ocorrem no planeta evoluem de utilizáveis para inutilizáveis, é um padrão.

O que esses cientistas fizeram foi completamente incrível, eles desafiaram essas leis da física. Eles criaram um pequeno computador quântico, como se fosse realmente uma máquina do tempo e conseguiram inverter a ordem como as coisas ocorrem. Isso fez com que os elétrons evoluíssem do caos para a ordem, como se fizessem o trajeto contrário.

Voltando no tempo

Para realizar o feito, os cientistas criaram os "qubits" de elétrons. Eles eram como uma unidade de informação, descrita por um "um" ou "zero". Eles explicaram o feito usando bolas de bilhar. Seria como se as bolas de bilhar voltassem à  posição triangular original de forma ordenada. De acordo com os pesquisadores, a taxa de inversão de sucesso foi de 85%. No entanto, quando usavam mais de dois "qubits", a taxa de sucesso caia para 50%.

Apesar de ser algo relativamente pequeno, descobrir que é possível retrogredir no tempo de alguma forma já é uma super descoberta. E com certeza, o estudo servirá de base para grandes progressos no futuro.

E você, o que acha da possibilidade de viajar no tempo futuro? Melhor do que voltar no tempo? Teria coragem de participar de algum experimento quando isso for possível? Nos conte aqui nos comentários. Aproveite e marque aquele amigo que adora assuntos que envolvem o tempo e as leis da física. Aliás, se quiser ler mais matérias parecidas com esta, não deixe de acessar à nossa categoria "Ciência e Tecnologia". Lá, você vai ficar por dentro dos mais recentes e surpreendentes avanços que têm ocorrido nesse ramo.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Leticia Rocha
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+