Curiosidades

Apple e Google lançam aplicativo para rastrear coronavírus

0

Os coronavírus são uma família grande de vírus, mas só era sabido que seis deles afetavam os humanos. Com esse novo vírus, agora são sete. Um desses causa a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) que, em 2002, matou 774 pessoas na China. O novo vírus é chamado de COVID-19.

Medidas foram tomadas pelos governos do mundo todo, com a intenção de diminuir a propagação do vírus. E na atual situação, pode parecer que não se tem nada a fazer, a não ser respeitar as recomendações do governos e esperar por notícias. Mas pessoas ao redor do mundo estão pensando em ideias para ajudar todos nessa época de pandemia.

Com a urgência de tentar conter o mais rápido possível a pandemia, laboratórios do mundo inteiro estão se mobilizando em busca de uma vacina eficaz contra a Covid-19. E tentar entender um pouco mais sobre esse vírus e conseguir identificá-lo.

Até mesmo conhecidos rivais estão se juntando nesse combate. A Apple e Google formaram, oficialmente, uma parceria para desenvolver um aplicativo. Atualmente, existe um aplicativo praticamente para cada necessidade, seja entrega de comida, serviços de limpeza, caronas, entrega de qualquer tipo de produto, entretenimento, enfim, é difícil imaginar algum tipo de serviço que não seja feito por um aplicativo.

E no momento que estamos vivendo é claro que aplicativos estão sendo desenvolvidos relacionados de alguma forma com o surto de coronavírus. As grandes duas empresas estão trabalhando em um aplicativo de rastreamento do coronavírus. Ele vai ser projetado para informar a alguém se ela entrou em contato com alguém que testou positivo para COVID-19.

Aplicativo

O que eles querem é juntar o grande alcance de mercado das duas mega empresas para conseguir rastrear a disseminação do coronavírus abrangendo o máximo de pessoas e usuários possíveis. A ideia central do aplicativo é o “rastreamento de contatos”, mantendo o controle essencialmente sobre quem tem o vírus. E para quem essas pessoas já poderiam ter espalhado ele.

Usando a tecnologia bluetooth é possível que os celulares meçam a proximidade com outros dispositivos. E como o coronavírus pode ser transmitido para aqueles que estão próximos de quem está infectado, o aplicativo usa essa tecnologia para indicar se alguém esteve próximo a uma pessoa que se auto intitulou anteriormente como positivo para COVID-19.

Segundo o comunicado para imprensa, as empresas planejam o lançamento para maio. E o aplicativo funcionará tanto em iOS quanto em Android. E os aplicativos das autoridades de saúde pública usarão o software para coletar dados e fazer o alerta para os usuários se eles estiverem em lugares de risco.

Dados

“Uma plataforma de rastreamento de contatos baseada em Bluetooth completa será lançada nos próximos meses”, informa o comunicado.

Para que os usuários se mantenham anônimos, tanto o Google quanto a Apple dizem que as informações que serão enviadas para o aplicativo serão projetadas para proteger a privacidade.

“A lista de pessoas com quem você entrou em contato nunca sai do telefone”, ressaltou o comunicado.

Além disso, o aplicativo também exigirá o consentimento explícito do usuário.

7 chefões que você nunca teve a chance de enfrentar

Artigo anterior

7 razões pelas quais você deveria assistir Hunter x Hunter agora

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido