• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Aprenda como viajar sem gastar um real

POR Pietro Bottura    EM Curiosidades      22/08/14 às 21h00

Cansado de morar em uma cidade pequena demais, ou grande demais, ou simplesmente errada?

Essa é uma sensação natural, afinal, todo mundo que viaja ou já viajou sabe como é desafiador - e também delicioso - se adaptar à novas culturas, línguas e costumes. Mas como fazer para ser uma dessas pessoas que vivem a vida toda viajando, conhecendo lugares novos, se você não consegue nem pagar o aluguel?

Bom, com essa lista, talvez as respostas surjam: dá até pra juntar um dinheiro, trabalhando em cruzeiros, por exemplo. Mas o que importa é que com essas dicas, você não vai precisar por a mão no bolso pra pisar em outro país:

Trabalhando em cruzeiros

Carnival-Freedom-Cruise-Ship

Em sites como o Sun & Sea e o Cruise Line Jobs, é possível encontrar diversos empregos para integrar a tripulação de um navio, que no geral conta com vários empregos sem necessidade de experiência prévia. Uma forma ótima de conhecer o mundo e juntar uns trocados no meio tempo.

De carona (aérea)

"OLYMPUS DIGITAL CAMERA"

A FAB (ou Força Aérea Brasileira) oferece caronas em aviões de correspondência, que levam cartas para os militares da Aeronáutica. A disponibilidade e espera é incerta, já que depende do controle da própria FAB, mas pra se inscrever basta ir e uma unidade do CAN (Correio Aéreo Nacional) local e registrar seu nome em uma lista de espera, sem custo.

De carona (terrestre)

FindaLift

Essa prática é velha e perigosa, e recomendamos que, se for tentar à moda antiga, procure esse tipo de ajuda esperando em postos policiais e pontos seguros. Apesar disso, é possível se organizar com antecedência e certa segurança através de comunidades do Facebook e sites como o Caronas, que disponibilizam oportunidades para quem quer viajar mas não pode (ou quer) pagar.

Como repórter

sherine_gaza_explosion

Sites de viagem, como O Viajante, costumam contratar freelancers para relatar experiências em países desconhecidos. É difícil ser selecionado e é necessário saber falar pelo menos dois idiomas, mas é uma possibilidade.

Couch Surfing

couch-surfing

O "surfe de sofá" é basicamente um grupo onde são postados pedidos para passar dias e até semanas na casa de pessoas hospitaleiras, famosíssimo na Europa e tido como salvação por muitos mochileiros. É provisório, mas já é uma ajuda se você está indo para algum lugar e não tem nenhum conhecido nele.

Trabalhando meio período

131515605_11n

Esse não vai te livrar das passagens, mas que tal trocar 4 horas de trabalho diário por internet, casa, comida e roupa lavada? Essa é a proposta de sites de trabalho semi-voluntário, onde trabalho é trocado por necessidades básicas, e quase sempre envolve atividades simples em fazendas familiares. É possível ir pra quase qualquer país do mundo através de sites como o Wwoof, Helpx e Workaway.

Próxima Matéria
Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+