Vez ou outra, os japoneses acabam nos servindo como inspiração. O que sabemos de forma geral é que boa parte deles leva uma vida saudável em vários aspectos, desde a alimentação até a forma de viver. Essa questão de vida saudável é tão notável no país que a longevidade chega a ser um problema no país, já que boa parte da população está na melhor idade.

Apesar de às vezes ser um problema no país, a longevidade é na verdade objeto de cobiça por muitos outros. Afinal, todos querem viver muito e viver bem! Se você acha que eles têm um segredo, bom, você pensou certo! Confira agora qual o grande segredo da longevidade dos japoneses.

Ikigai

Publicidade
continue a leitura

O segredo da longevidade vem da aldeia que tem a maior taxa de longevidade do mundo, Ogimi. No vilarejo é comum que as pessoas passem dos 100 anos de idade. São pouco mais de 3 mil habitantes que têm uma vida tranquila, com vista para o mar, reuniões da comunidade e hortas pessoais.

E não pense que é só isso. Graças aos hábitos saudáveis e vida tranquila, eles também são menos propensos a doenças crônicas. O motivo para essa longevidade é atribuído ao estilo de vida saudável em comunidade e também ao ikigai. Também interpretado como paixão, missão, vocação ou motivação.

Como encontrar o ikigai?

Publicidade
continue a leitura

Se você ainda não entendeu bem o que é o ikigai, fique tranquilo, nós explicamos. Essa é uma filosofia que se resume em viver a vida e fazer algo que amamos, que nos motiva. Algo como o nosso propósito de vida. Mas encontrar o propósito de vida não parece ser algo muito simples, não é mesmo? No entanto, existem algumas formas que podem te ajudar a descobrir qual é o seu.

O que você ama? O que te faz bem? O que lhe motiva? Quando encontramos a resposta para essas perguntas, encontramos também nosso ikigai, nosso propósito de vida. E dessa forma, podemos descobrir como estar diariamente envolvido com ele. O ikigai não precisa ser necessariamente um emprego ou algo pelo qual você recebe.

Publicidade
continue a leitura

Se você consegue trabalhar com seu ikigai e ele te faz feliz, perfeito! Mas se o seu propósito envolver ter uma horta, estar sempre com os amigos ou criar coisas com palete, certifique-se de estar sempre envolvido com isso e, de alguma forma, de cumprir seu propósito. Esse é o segredo dos japoneses para uma vida longínqua e feliz! Além da alimentação saudável, prática de exercícios e uma vida mais tranquila e calma.

E aí, o que você achou da nossa matéria? Você já encontrou seu ikigai ou vai usar nossas dicas para encontrá-lo? Aproveite e compartilha a matéria com aquele seu amigo que anda desanimado com a vida, talvez possa ajudar.

Publicado em: 19/11/18 17h47