Entretenimento

Aracy Balabanian, a eterna Dona Armênia e a icônica Cassandra, morreu no Rio aos 83 anos

0

A renomada atriz Aracy Balabanian, conhecida por seus papéis marcantes como Dona Armênia em “Rainha da Sucata” e Cassandra em “Sai de Baixo”, faleceu na manhã de segunda-feira (7), aos 83 anos.

Aracy estava hospitalizada na Clínica São Vicente, na região da Gávea, no Rio de Janeiro. Ela vinha enfrentando uma batalha contra um câncer de pulmão desde o final do ano passado. A causa do falecimento não foi divulgada.

Um dos últimos registros da atriz em vida foi com o novo filho de Cláudia Raia. Ela já aparentava estar debilitada na imagem.

Via G1

Biografia

Nascida em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, em 22 de fevereiro de 1940, Aracy Balabanian era descendente de imigrantes armênios.

Sua paixão pela atuação despertou aos 12 anos, quando já residia em São Paulo com sua família. Por influência da família e das irmãs mais velhas, Aracy fugiu para ver uma peça de teatro. Era de Carlo Goldoni com apresentação de Maria Della Costa.

No entanto, para realizar seu desejo de atuar nos palcos, Aracy teve que superar a resistência de seu pai, que era contrário à ideia de sua filha seguir a carreira artística.

Contudo, Aracy conseguiu vencer as objeções familiares e, aos 14 anos, recebeu um convite de Augusto Boal, então diretor do Teatro de Arena, para realizar um teste no Teatro Paulista do Estudante.

Ela foi aprovada e sua primeira atuação foi na peça “Almanjarra”, de Arthur Azevedo, que lhe rendeu elogios dos críticos Décio de Almeida Prado e Sábato Magaldi.

Aos 18 anos, Aracy prestou vestibular tanto para a Escola de Arte Dramática de São Paulo quanto para Ciências Sociais na USP, esta última para satisfazer o desejo de seu pai.

No entanto, apesar de ter sido aprovada em ambas as áreas, ela deixou o curso de Ciências Sociais no terceiro ano para se dedicar integralmente ao teatro.

Carreira no teatro

Ela participou de produções do Teatro Brasileiro de Comédia, o TBC, incluindo “Os Ossos do Barão”, de Jorge Andrade, em 1963, e também foi parte do elenco da primeira montagem no Brasil do musical “Hair”, em 1969, dirigido por Ademar Guerra.

A partir desse ponto, Aracy Balabanian deu vida a uma série de personagens que se tornaram inesquecíveis na memória do público.

Um exemplo é sua interpretação de Gabriela no programa infantil “Vila Sésamo”, em 1973.

A atriz também passou dois anos trabalhando na Rede Manchete, onde participou das novelas “Mania de Querer” e “Helena”, entre 1986 e 1988.

Posteriormente, em 1989, Aracy retornou à TV Globo, assumindo o papel de Maria Fromet na novela “Que Rei Sou Eu?”.

Vários personagens de sucesso

Foi em 1990 que Aracy Balabanian ganhou o Brasil com seu papel de Dona Armênia em “Rainha da Sucata”. Ela deu a vida a uma mãe controladora de três filhos.

Via G1

Nesse papel, ela incorporou o sotaque e alguns costumes armênios da sua própria família, enriquecendo a trama. Além disso, a personagem fez tanto sucesso que ressurgiu em “Deus nos Acuda”, em 1992.

Em “A Próxima Vítima”, de 1995, Aracy interpretou a manipuladora Filomena, papel que lhe rendeu o prêmio de Melhor Atriz da Associação Paulista de Críticos de Arte.

No entanto, a consagração máxima chegou com a personagem Cassandra em “Sai de Baixo”, em 1996. Ela encarnava uma socialite decadente.

O programa, transmitido aos domingos à noite, era gravado em um teatro com uma plateia, incorporando as risadas e improvisações do elenco.

Além disso, “Sai de Baixo” também estrelou Luis Gustavo, Miguel Falabella, Marisa Orth, Cláudia Gimenez e Tom Cavalcante, além de outros nomes de peso.

Outros trabalhos da eterna Aracy Balabanian

Via G1

Aracy Balabanian também teve participações em outras novelas, como ‘Da Cor do Pecado’ (2004), onde desempenhou o papel da governanta Germana, e ‘Passione’ (2010), na qual interpretou Gemma, a irmã mais velha do protagonista Totó (Tony Ramos).

Além do papel tradicional de matrona italiana, Aracy assumiu o papel de Máslova Tilman, uma personagem ucraniana em ‘Cheias de Charme’, em 2012.

Em 2013, ela deu vida a Dona Bubu, a mãe de Aristóbulo (Gabriel Braga Nunes), na nova versão de ‘Saramandaia’ — em que o filho se transformava em um lobisomem a cada noite de quinta-feira.

No ano seguinte, ela interpretou Iracema, uma dona de casa, em ‘Geração Brasil’. Contudo, precisou parar entre as gravações, pois teve uma infecção respiratória por um mês.

No entanto, o núcleo que formou com as atrizes Daisy Lúcidi e Lady Francisco ganhou popularidade e foi ganhando destaque na trama.

Em trabalhos mais recentes, Aracy Balabanian continuou a exibir seu talento nas novelas ‘Sol Nascente’ (2016) e ‘Pega Pega’ (2017). Em 2018, ela recebeu uma homenagem por sua incrível carreira de 56 anos do elenco de ‘Malhação – Vidas Brasileiras’.

Nessa participação, ela interpretou Janete, a avó do personagem Kavaco (Gabriel Contente).

Por fim, seu último trabalho na televisão foi em 2019, quando participou do especial de fim de ano ‘Juntos a Magia Acontece’, retratando o papel de Dona Rosa.

Agora, amigos e fãs da artista lamentam sua morte e celebram a grande carreira que ela teve na TV e fora dela.

 

Fonte: G1

Imagens: G1, G1, G1

14 coisas que as pessoas de sucesso nunca fazem em seu tempo livre

Artigo anterior

Influencer promete PS5 de graça em NY – e o caos impera

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido