O Inktober é um projeto que estimula todos os tipos de artistas, a produzir desenhos no mês de outubro. São 31 desenhos durante 31 dias e o tema pode variar de acordo com cada artista. Todo o material tem que ser pintado a tinta e ser postado com o nome Inktober. Um dos projetos que mais está bombando na internet vem de uma conta no Imgur com o nome Shawnexplosm.

Muitas pessoas por aí sofrem de vários distúrbios mentais, e  Shawnexplosm teve a grande ideia de ilustrar alguns dos distúrbios mais comuns de uma forma, digamos assim, macabra, e temos a certeza que muitos de vocês vão ficar um tanto amedrontados. Então, amigos, confiram agora 10 doenças mentais ilustradas de uma maneira perturbadora:

1 - Transtorno de Ansiedade Social

1

O transtorno de ansiedade social, vulgarmente chamado de fobia social, é um transtorno ansioso caracterizado por manifestações de alarme, tensão nervosa, medo e desconforto desencadeadas pela exposição à avaliação social — o que ocorre quando o portador precisa interagir com outras pessoas, realizar desempenhos sob observação ou participar de atividades sociais. Tudo isso ocorre até o ponto de interferir na maneira de viver de quem a sofre.

2 - Transtorno Depressivo Maior

2

Distúrbio Depressivo Maior (DDM) é conhecido simplesmente como depressão, e é um distúrbio mental caracterizado por pelo menos duas semanas de depressão que esteja presente na maior parte das situações. É muitas vezes acompanhado de baixa autoestima, perda de interesse em atividades de outra forma aprazíveis, pouca energia e dor sem uma causa definida.

3 - Insonia

Publicidade
continue a leitura

3

A insônia é um distúrbio persistente que prejudica a capacidade de uma pessoa adormecer ou, ainda, de permanecer dormindo durante toda a noite. As pessoas que sofrem disso geralmente começam o dia já cansadas, têm problemas de humor e falta de energia, além de ter o desempenho no trabalho ou nos estudos prejudicados por causa desse distúrbio. A vida dessas pessoas costuma ter uma péssima qualidade.

4 - Transtorno de Estresse Pós-traumático

4

O Transtorno do estresse Pós-traumático (TEPT) é um distúrbio da ansiedade caracterizado por um conjunto de sinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais em decorrência de o portador ter sido vítima ou testemunha de atos violentos ou de situações traumáticas que, em geral, representaram ameaça à sua vida de terceiros. Quando se recorda o fato, ele revive o episódio, como se estivesse ocorrendo naquele momento e com a mesma sensação de dor e sofrimento que o agente estressor provocou.

5 - Transtorno Bipolar

5

O transtorno bipolar é um problema em que as pessoas alternam entre períodos de muito bom humor e períodos de irritação ou depressão. As chamadas "oscilações de humor" entre a mania e a depressão podem ser muito rápidas e podem ocorrer com muita ou pouca frequência.

6 - Transtorno de Personalidade Boderline

Publicidade
continue a leitura

6

O Transtorno de Personalidade Boderline ocorre mais frequentemente em mulheres e é caracterizado pela instabilidade emocional, impulsividade, manifestações inadequadas de raiva, baixa autoestima, comportamento autodestrutivo, tendência ao suicídio, insegurança, hipersensibilidade às críticas, incapacidade em aceitar as regras e a rotina, etc.

As pessoas acometidas tendem a ter relacionamentos intensos, mas confusos e desorganizados: uma pessoa que, para o Borderline, é excepcional, em pouco tempo pode ser, sob sua ótica, a pior pessoa do mundo – basta não corresponder à sua idealização ou rejeitá-la sob a sua concepção, nem sempre verdadeira.

7 - Transtorno de Espectro de Autismo

1

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) engloba diferentes síndromes marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico com três características fundamentais, que podem manifestar-se em conjunto isoladamente. São elas: dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos, dificuldade de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

8 - Esquizofrenia Paranóide

2

A Esquizofrenia Paranoide é o tipo mais comum de esquizofrenia, e é definida como "uma doença mental crônica em que uma pessoa perde o contato com a realidade". O quadro clínico é dominado por ilusões relativamente estáveis, muitas vezes paranoicas, geralmente acompanhadas por alucinações.

Publicidade
continue a leitura

9 - TOC

3

Alguns medos exagerados como se contaminar, revisar diversas vezes a porta, o gás do fogão, não usar certas cores de roupas, tudo isso faz parte da vida de pessoas que sofrem de TOC. O TOC é um transtorno caracterizado pela presença de obsessões ou compulsões. As obsessões são pensamentos, impulsos ou imagens indesejáveis e involuntários, já as compulsões que são atos físicos ou mentais realizados em resposta às obsessões.

10 - Transtorno de Personalidade Dependente

4

O Transtorno de Personalidade Dependente é um transtorno de personalidade caracterizado por uma excessiva dependência de outros para tomar decisões, baixa auto-estima, medo patológico de ser abandonado, submissão passiva às vontades do outro e dificuldade em expressar as próprias vontades e necessidades.

E aí amigos, acham que as imagens mostram exatamente cada distúrbio mental? Comentem!

Publicado em: 25/10/16 18h46