Curiosidades

As semelhanças culturais entre a Rússia e o Brasil

0

O Brasil e a Rússia são países com diversas características opostas, sejam elas históricas, culturais, étnicas, sociais, geográficas e climáticas. No entanto, isso não significa que não há nada semelhante entre as duas nações. Embora não sejam tão numerosas, algumas igualdades podem ser apontadas entre o Brasil e a Rússia e nós te contaremos quais são:

Maiores países do mundo

Tanto a Rússia quanto o Brasil estão na lista dos maiores países do mundo. O território russo, que na época da União Soviética chegou a ter uma área de 22,5 milhões de quilômetros quadrados, lidera o ranking mundial com 17 milhões de quilômetros quadrados. Já o Brasil é o quinto maior país do mundo, com 8,5 milhões de quilômetros quadrados.

rússia

Brasil Escola

Como o espaço territorial de ambos os países é amplo, há a possibilidade de que muitas pessoas façam morada nessas regiões. Isso é refletido no número de habitantes de cada nação. O Brasil tem a sexta maior população do mundo, com 216 milhões de habitantes. Já a Rússia fica na nona posição, com 145 milhões de habitantes.

Além disso, há uma quantidade interessante de russos vivendo em território brasileiro. Segundo a Embaixada da Federação Russa no Brasil, há 35 mil deles vivendo no Brasil. No livro Imigrantes Russos no Brasil, o pesquisador Igor Chnee afirma que vivem em solo brasileiro 1,8 milhão de descendentes de imigrantes russos atualmente. Por outro lado, o Ministério das Relações Exteriores registra apenas 1,1 mil brasileiros vivendo na Rússia.

Novelas e futebol

Não é nenhuma novidade que o futebol é uma paixão brasileira. Porém, os russos também nutrem uma verdadeira admiração pelo esporte, assim como por jogadores do Brasil. Coincidentemente, Brasil e Rússia foram os países-sede das últimas duas Copas do Mundo, respectivamente em 2014 e 2018.

Nomes como Pelé, Ronaldinho, Kaká e Neymar são comumente citados em território russo, visto que cada um deles fez história dentro e fora do Brasil. Além disso, o atacante brasileiro Vágner Love é um dos que já ganhou (e continua ganhando) um grande destaque na Rússia. O atacante fez história no clube russo de nome CSKA Moscou, onde jogou de 2004 a 2012 e, depois, novamente em 2013.

Getty Images

As novelas são mais um indicativo de paixões semelhantes entre brasileiros e russos, considerando que as produções do Brasil são exibidas por lá desde a época soviética. A Escrava Isaura, por exemplo, lançada em 2004, continua fazendo sucesso em território russo ainda nos dias atuais.

Segundo a BBC, as novelas brasileiras estão entre os itens mais pirateados da internet russa. Muitos habitantes do país que nunca visitaram o Brasil têm uma experiência de contato com a cultura brasileira através de tais teledramaturgias.

Religião

Mais de 100 milhões de russos se declaram cristãos da Igreja Ortodoxa. No Brasil, são quase 119 milhões de católicos (e 170 milhões que se dizem cristãos). Além dos números próximos, as igrejas Católica Apostólica Romana (comum no Brasil) e Ortodoxa Russa apresentam algumas semelhanças e uma relação de respeito mútuo.

No caso russo, a figura do patriarca de Moscou é vista como o líder local, atualmente Cirilo 1º. Para os ortodoxos, a figura papal é a autoridade central, cujo nome que ocupa a posição atual é o papa Francisco. A relação é amigável. Em 2016, Francisco e Cirilo se encontraram, em um gesto histórico.

rússia

AFP

Bebida alcoólica

Em ambos os países, o consumo de álcool fica acima da média global (que é de cerca de 6,2 litros por pessoa ao ano). Mas entre cachaças e vodkas, os russos bebem mais do que os brasileiros: 15,2 litros anuais per capita, contra 8,7.

Na Rússia, é comum ver pessoas com grandes garrafas de bebida transitando pelas ruas. O abuso de álcool na nação é uma das grandes causas de morte precoce nos habitantes locais, sobretudo dos homens.

Consumo de estrogonofe

Na Rússia, assim como no Brasil, o consumo de estrogonofe é muito comum. A diferença está apenas nos ingredientes. Na Rússia, não vai tomate e o creme de leite é uma versão um pouco diferente, chamada de smetana, comum aos países de cultura eslava.

Pinterest

Além disso, o prato costuma ser servido com batatas cozidas ou purê de batatas, diferente da receita brasileira, que é acompanhada por arroz. O mais importante no prato russo, contudo, é a carne. Ao contrário das invenções brasileiras, com versões de frango e até de camarão, para um russo é inadmissível estrogonofe que não seja feito de carne bovina.

Fonte: BBC

Anitta revela mania inusitada

Matéria anterior

Os participantes mais polêmicos das últimas edições do BBB

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos