Curiosidades

As sinistras estátuas de madeira encontradas no Peru

0

Dezenove estátuas de madeira foram encontradas em Chan Chan, uma cidade abandonada que virou sítio arqueológico ao norte de Lima no Peru. As estátuas são antropomorfológicas, ou seja tem características e aspectos humanos. A datação delas acredita-se ser de mais de 750 anos o que as torna os ícones mais antigos encontrados na região.

Os arqueólogos descobriram as figuras enfiadas em pequenas alcovas alinhadas em um corredor que ia direto à um pátio cerimonial decorado. As estátuas tem 70 centímetros de altura, estão em boas condições e as que ainda tem cabeça usam uma máscara de barro bege.

O resto do corredor onde elas estavam também era decorado com desenhos ondulados em alto relevo e alguns zoomórficos como felinos. Segundo o Ministério da Cultura do Peru, esse é o primeiro corredor com esse tipo de arte em relevo que é encontrado em Chan Chan.

Império

A cidade, que hoje é patrimônio mundial da UNESCO, era, no século XV, uma capital rica do reino de Chimú. Supõe-se que ela era a maior cidade da América pré-colombiana com seus 20 quilômetros quadrados. No centro dessa metrópole tinham seis palácios autônomos que juntos ocupavam uma área de 6 quilômetros. E cada um deles tinha dentro templos, moradias e armazéns.
Esses palácios eram a base de onde o monarca Chimú comandava seu império, que era de 970 quilômetros indo de algum lugar ao sul do Equador até o centro do Peru. Nessa sociedade, existia a premissa de que os humanos não nasceram iguais e era uma sociedade rígida e hierárquica.

O que a sociedade dos chimus acreditava era que o sol tinha povoado a Terra com três ovos. Um de ouro que era para as elites, um de prata para as esposas e um de cobre que era para os demais habitantes.

Queda

Esse reino teve seu ápice no século XV quando o reino tinha cerca de 60 mil habitantes. Mas logo as coisas começaram a cair para os chimús. Os incas conquistaram e destruíram o império levando os artesões para a capital Cuzco.

E com relação às estátuas, os arqueólogos ainda desconfiam que elas podem ter vindo de um período antecessor da cultura Chan Chan. Talvez sejam datados de 1.100 d.C.

Novos detalhes sobre a série Feiticeira Escarlate são animadores

Artigo anterior

Artista retratou personagens da Disney como se fossem pinturas clássicas

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido