Curiosidades

Assim poderia ser a voz dos neandertais

0

A ciência está constantemente estudando e pesquisando a respeito dos nossos antepassados, a fim de conhecê-los melhor. Os neandertais foram uma espécie humana, pertencente à mesma família que o Homo Sapiens e que teriam sido extintos da Terra há cerca de 30 mil anos.

Como nossos “parentes” distantes, eles compartilhavam conosco algumas semelhanças, mas eles eram mais baixos em altura e também mais fortes. Porém, além disso, algumas diferenças fisiológicas cruciais interferiam em sua comunicação.

Hoje quando são retratados pela mídia, os neandertais aparecem fazendo sons peculiares e semelhantes a de macacos, em tom bem diferente do homem moderno como conhecemos. Em vários estudos atuais, tem se aprofundando na anatomia geral da espécie para definir como eles eram fisicamente e também a sua sonoridade e comunicação.

Como seria a voz de um homem neandertal

Em um documentário de 2005, da BBC, o “Neanderthal: The Rebirth”, reuniu-se um grupo de pesquisadores para decifrar como seria a voz do homem neandertal. Para isso, Patsy Rodenburg, uma treinada equipe vocal foi chamada para reproduzir o que seriam os sons emitidos por eles, e os resultados foram incríveis.

Eles concluíram que a garganta de um homem neandertal era mais curta do que a de um humano, e assim, provavelmente a sua voz seria mais alta, bem mais alta do que o ser humano moderno. Além disso, devido a costelas profundas e grandes cavidades nasais sua voz também teria sido afetada em volume. E por último, devido aos peitos largos e crânios grossos e ressoantes, eles teriam uma capacidade dinâmica para falar alto, a um nível ensurdecedor. A partir dessas informações, eles recriaram no documentário como seria o som emitido por um homem neandertal.

A linguagem

O tema gera bastante interesse, e além da BBC, outros estudiosos estão interessados em saber mais sobre o homem das cavernas e sua comunicação. O biólogo Robert McCarthy também estudou sobre a linguagem do homem neandertal, e suas descobertas concluem que sim, eles eram capazes de linguagem.

Presente nos fósseis de neandertais, o osso hioide é o que possibilita um amparo para a língua. Nesse caso, é bem provável que nossos parentes distantes tenham sido linguisticamente tão capazes quanto nós. Além do documentário, Robert também fez a sua simulação computacional de uma única sílaba do homem das cavernas.

A história da ”Condessa de Sangue”, que pode ter influenciado a história de Drácula

Artigo anterior

7 festivais famosos que foram palco de grandes desastres

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido