Curiosidades

Atacama: O deserto apolar mais seco do mundo

0

Conhecido como o deserto mais seco do Mundo, o Atacama, localizado no Chile, tem a média anual de chuvas de menos de um milímetro. Por isso, ele é cerca de 50 vezes mais seco do que o Vale da Morte, que fica na Califórnia, Estados Unidos.

Uma peculiaridade é que no Deserto de Atacama existem locais que nunca choveram desde que suas medições foram iniciadas. No entanto, mesmo com a escassez hídrica, o local foi habitado durante séculos por povos andinos que desenvolveram agricultura e pecuária na região.

Devido a sua aridez, o local possui paisagens incríveis. No terreno, que há 3 milhões de anos era parte do relevo oceânico, existem diversas montanhas e vulcões. Durante o dia, as cores se misturam, transformando o cenário em um espetáculo.

Por que o Atacama é tão seco?

Guia Viajar Melhor

Localizado em uma região denominada “sombra de chuva”, o deserto de Atacama está localizado na Cordilheira dos Andes, que bloqueia o ar úmido vindo do Amazonas, e na Cordilheira da Costa, que não deixa passar as correntes que chegam do Oceano Pacífico.

Além disso, os fluxos do vento e do mar fazem o local se tornar ainda mais seco. Isso porque o anticiclone do Pacífico sopra do Polo Sul ao Norte, levando ar frio e seco. Já a corrente circular de Walke descola as nuvens. Durante essas ações, a corrente oceânica de Humbolt cria uma inversão térmica, o que impede a formação de umidade na região. Com isso, o local é caracterizado pela ausência de chuvas e alta evaporação.

Essas características naturais fazem com que o Atacama seja considerado o deserto mais seco do mundo. No entanto, isso não significa que não existe água na região, visto que o local possui muitas reservas subterrâneas acumuladas e que são investigadas há anos.

Assim, levando em consideração que os vales secos da Antártica são ainda mais secos, o correto é afirmar que o Deserto de Atacama é o lugar não polar mais seco do mundo.

Vales Secos

Lugares Fantásticos

Os Vales Secos, na Antártica, é um local onde a chuva e a neve não caem há milhares ou milhões de anos. O continente é conhecido por ser o mais frio, com mais vento, mais seco e com a maior altitude média do planeta, com mais de 2.000 m acima do nível do mar. 

Na região inóspita no leste da Antártica, em Victoria Land, estão localizados os Vales Secos. Devido às condições geológicas e meteorológicas, o local é o mais seco do planeta, sendo semelhante a Marte. Isso porque devido às baixas temperaturas e aridez, com isso, o local não permite qualquer tipo de vida.

A cobertura da área é de 4.800 km², sendo a maior área livre de gelo no continente. De acordo com análises de especialistas da Universidade da Pensilvânia, em algumas regiões dos Vales Secos, nenhuma precipitação na forma de chuva ou neve foi registrada a cerca de dois milhões de anos. Porém, alguns desses vales congelaram, de forma permanente, os seus lagos, por isso existe umidade no solo.

Nos Vales Secos a temperatura média do ar é de -20°C. Já no inverno, as temperaturas podem chegar a marcar -50°C, enquanto no verão, 0°C. Outra característica do local é que o solo possui muita salinidade, com cascalho e outras rochas. Ele também possui pouca matéria orgânica, além de ser a menor concentração de nitratos em um solo terrestre.

O vento catabático é o principal responsável pela aridez. Isso porque esse vento se origina quando o ar frio é soprado pela força da gravidade pela costa das montanhas que circulam a região. Essas rajadas, que podem passar de 300 km/h, evaporam toda a umidade. Além disso, as altas montanhas na região fazem com que a precipitação não chegue ao território, assim como que o gelo não circule.

Lago mais salgado do mundo

Ainda na região dos Vales Secos está localizado o Lago Don Juan, o mais salgado do mundo. Devido a seu alto nível de salinidade, ele não congela, mesmo com as baixas temperaturas do local.

Fonte: Tierra Hotels, Tempo.com

Veículo anfíbio: o carro que vira barco

Artigo anterior

Kiruna: Por que uma cidade está sendo mudada de lugar?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido