• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Attack on Titan revela a controversa origem dos Titãs

POR Letícia Dias    EM Notícias      20/06/19 às 13h57

Os fãs ainda tentavam lidar com a bomba lançada em O Porão, quando o episódio seguinte de Attack on Titan chegou com mais surpresas. No capítulo Aquele Dia, outras revelações chegaram ao público. Em sua mais recente exibição, o anime não somente expandiu a narrativa do capítulo anterior como também trouxe consigo o desenvolvimento da história entre humanos e Titãs. Aqueles que acompanham o Shingeki no Kyojin, o mangá escrito por Hajime Isayama, já sabem que esse ponto é altamente decisivo na narrativa.

Aquele Dia dá sequência ao final do episódio cinquenta e seis. Começando no passado de Grisha Jaeger, a experiência visual do espectador foi proporcionada por um flashback que aconteceu como um sonho lúcido na cabeça de Eren. A narração ficou por conta da versão adulta de Grisha e se baseou no que estava escrito em seus diários descobertos no porão da família. Assim como já havia sido presumido por alguns personagens, as anotações de Grisha contam que existe um grande continente, de onde ele veio. Enquanto a terra natal de Eren é parte de uma pequena colônia chamada Ilha Paradis.

Geografia e história andam juntas, então, além da descoberta territorial, o jovem Jaeger entra em contato com suas raízes. Seguindo essa tradição de contar histórias para os filhos, o pai de Grisha lhe revela uma verdade censurada. O vovô Jaeger conta que, há cerca de 1.820 anos, sua ancestral fez um pacto com o Demônio da Terra em troca de poder. Ymir Fritz se tornou então a primeira Titã, progenitora de todos os outros. Foi assim que a raça Eldiana nasceu. Os integrantes dela possuem a capacidade genética de se tornarem Titãs.

Os Eldianos

Após a morte de Ymir, sua alma foi dividida em nove Titãs. Cada um dos gigantes possuía uma porção diferente de seus poderes. Foi assim que os Eldianos se aproveitaram de sua potência para criar uma "grande nação". Se tem uma coisa que aprendemos nessa jornada de animes é que o poder corrompe. Assim, o governo da Monarquia Eldiana originou um reinado de opressão.

Grande Guerra dos Titãs

Tal qual um arco de Game of Thrones, a dinastia no poder começou a se desentender. Os conflitos existentes entre as famílias portadoras dos 9 Titãs Primordiais começaram a piorar, e assim, o Rei Karl Fritz se mudou para a Ilha de Paradis. Sem a presença de Fritz, a Família Tybar, portadora do Titã Martelo de Guerra, se rebelou contra a monarquia e iniciou a Grande Guerra dos Titãs.

Império Marley

Se aproveitando da situação de instabilidade, os Marleanos, antes oprimidos, entraram na guerra contra os Eldianos. Junto com a Família Tybar, os Marleanos venceram a guerra e capturaram 6 dos 9 Titãs Primordiais. Os Titãs Progenitor e de Ataque ficaram na Ilha Paradis e o Titã Martelo de Guerra continuou com os Tybar. Assim foi estabelecido o Império Marley sobre o continente. Graças ao Titã Progenitor e outros gigantes, Paradis permaneceu sob o domínio Eldiano.

Continuidade da opressão

Após oitenta anos passados da Grande Guerra, qualquer descendente Eldiano restante em Marley era oprimido pelo sistema. Foi o que aconteceu com a família Jaeger. Foi mostrado Grisha e sua irmã Fay sendo obrigados a usar braçadeiras, os identificando como diferentes. Sempre que os jovens saíam de sua casa e iam para um distrito diferente, eram punidos violentamente.

A transformação dos Titãs

Os Marleanos acabam virando a dádiva dos Eldianos contra os próprios. Uma punição cruelmente criativa foi instituída por aqueles que estavam no poder. Os Titãs acabaram se tornando a principal arma do Império Marley. Os descendentes da antiga monarquia recebiam injeções de Soro Titã  e eram jogados no deserto. Por isso, não é estranho se algum dos Titãs apresentados no anime te parecer familiar. Os Marleanos são os responsáveis pelas ameaças que cercam Paradis.

Restauracionistas

Os Restauracionistas são um grupo que luta contra o Governo Marley, planejando a derrubada dos opressores. Grisha se junta aos rebeldes, mas acaba sendo delatado e condenado à se tornar Titã. Para a sorte do pai de Eren, Coruja, um restauracionista infiltrado no governo, o ajudou a chegar até as muralhas.

Agora que Eren e sua equipe não estão mais no escuro e conhecem seu passado, resta saber o que eles farão com a informação. E então, qual direção você acredita que o anime irá tomar? Já esperava essa revelação ou sentiu o impacto? Compartilhe sua opinião com a gente.

Próxima Matéria
Via   Amino     CBR  
Imagens WIT Studio
Letícia Dias
Trabalhando pra falar de super-heróis, filmes e séries em tempo integral | @letdiax
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+