Notícias

Bombeiros salvam cachorrinho que ficou com cabeça presa em muro no MS

0

Um cão vira-lata com a cabeça presa passou por momentos difíceis no município de Nova Andradina (MS), situado a 280 km de Campo Grande, durante a manhã desta quarta-feira (23).

O animal, ao tentar observar o movimento, acabou ficando entalado ao colocar a cabeça em um buraco no muro de sua própria residência.

Foi necessário chamar os bombeiros locais para realizar o resgate do cachorro.

De acordo com a moradora, o cãozinho tentou enfiar a cabeça no buraco. Algumas pessoas que estavam por perto tentaram libertá-lo por cerca de 20 minutos, mas não tiveram sucesso.

Esse foi o relato do Cabo Degobi, do 3º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente, responsável pelo resgate do animal.

Com o auxílio de um martelo e uma talhadeira, os bombeiros conseguiram remover parte do muro com cuidado, visando não ferir o cão e tirar a cabeça presa. Após alguns minutos, o cachorro finalmente foi libertado, podendo respirar aliviado.

Via G1

Posso chamar os bombeiros se meu cachorro ficar com a cabeça presa?

As cenas comuns de filmes em que os bombeiros ajudam um pobre gatinho na árvore são reais. É possível chamar esses profissionais para te ajudar com uma situação difícil envolvendo seu pet, como cabeça presa ou queda em  buracos.

Em muitas situações, os bombeiros podem auxiliar em casos envolvendo animais domésticos em situações de risco ou emergência.

No entanto, a disponibilidade e a capacidade para responder a essas situações podem variar dependendo da localização e dos recursos disponíveis.

Geralmente, os bombeiros são treinados para lidar com diversas situações de resgate, incluindo o resgate de animais de estimação presos ou em perigo.

Isso pode envolver a remoção segura de animais de espaços confinados, como buracos, tubulações, árvores, telhados e outros locais onde os animais possam ficar presos.

Por isso, se você se deparar com uma situação em que um animal doméstico está em perigo iminente e não pode ser resgatado por conta própria, é uma boa ideia entrar em contato com as autoridades locais, como o departamento de bombeiros ou a polícia, para solicitar assistência.

No entanto, é importante lembrar que, em algumas áreas, os bombeiros podem ter prioridades e recursos limitados, então a decisão de responder a essas chamadas pode depender das circunstâncias específicas e da política local.

Muitos acreditam que isso possa ser crime, mas caso exista mesmo uma situação de cabeça presa ou animal entalado, não é problema chamar profissionais treinados.

Profissionais avisam

Por outro lado, os profissionais alertam sobre os cuidados com animais domésticos, para não comprometer recursos nacionais sem a devida necessidade.

É fundamental ter atenção para os bichinhos, especialmente evitando que eles tenham acesso às ruas ou estejam expostos a situações de risco. Por isso, é importante ter a casa vedada e monitorá-los a todo momento.

Se a situação acontecer na residência, como o cachorro com a cabeça presa no muro, não será um problema, pois incidentes acontecem. Contudo, o tutor deve fazer de tudo para evitar a operação.

Além disso, elementos de perigo nas vias públicas precisam de notificação por parte da prefeitura. É o caso de bueiros, árvores perigosas sem poda ou outros tipos de cenários que levam a acidentes com bichos de estimação.

Se não existir nenhum reporte, as chances de sofrer com essa situação aumentam, levando à necessidade de chamar os bombeiros.

Com essa operação, o tutor está utilizando recursos que podem ser úteis em outros locais mais importantes, como acidentes humanos ou mesmo incêndios.

Via Metrópoles

Resgate

Além disso, não tente realizar o resgate por conta própria, especialmente em situações mais delicadas com cachorros, gatos ou outros animais domésticos.

No caso do cachorro com a cabeça presa, existe a recomendação para chamar pelos bombeiros, pois eles precisaram quebrar parte do muro para retirá-lo com segurança.

Sem essas ferramentas, o tutor pode acabar machucando o pet, sem os recursos certos para propor um resgate seguro, mesmo que a situação pareça simples de resolver.

Por isso, se o seu cachorro ficar com a cabeça presa, não hesite em chamar os bombeiros ou a polícia. No entanto, tenha cuidado para evitar que essa necessidade aconteça.

 

Fonte: G1

Imagens: G1, Metrópoles

Ragnarok termina com grande reviravolta! Entenda o final da série

Artigo anterior

Faustão foi extubado, está consciente, falando e já respira sem ajuda de aparelhos

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido