• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Buraco gigante em Marte deixa cientistas intrigados

POR Natália Pereira    EM Ciência e Tecnologia      29/03/18 às 15h08

Marte, conhecido também como 'planeta vermelho', está sendo estudado a muitos anos e sempre trás algum resultado que chama a atenção dos cientistas. E, apesar do planeta estar coberto por crateras, que são causadas por diversos motivos, desde meteoritos e lava, uma em específico tem deixado os astrônomos preocupados. O buraco se localiza próximo a uma área coberta por derretimento de dióxido de carbono congelado e tem uma profundidade ainda maior que os "normais".

Além disso, as imagens tirada sobre o buraco trouxeram informações interessantes. Foi possível identificar gelo em seu interior, além de dióxido de carbono congelado em volta deste. As imagens retiradas do local só foram possíveis devido o MRO (Mars Reconnaissance Orbiter) que registra o local desde março de 2006 e está a cerca de 200 ou 400 quilômetros de distância.

O buraco

A formação específica, com gelo em seu interior e dióxido de carbono congelado ao redor dele, acabou ficando conhecida como "terreno de queijo suíço". E, de acordo com a dimensão apresentada na imagem foi possível identificar uma média de sua profundidade. Aparentemente ele tem centenas de metros de diâmetro e a questão mais preocupante para os astrônomos é entender como ele se formou.

MRO que ronda o local continua tirando fotos de sua superfície e as enviando para a Terra. Os cientistas da NASA continuam analisando as possibilidades envolvendo o buraco mas ainda não chegaram a uma conclusão. Mas as indagações a seu respeito continuam. E muitas delas acabaram sendo desenvolvidas pela internet. Mas e você, já viu algumas dessas teorias e tem uma opinião a respeito?

Próxima Matéria
Via   Vix     HypesScience  
Imagens Galileu Cromo
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+