Ciência e Tecnologia

Cálculo permite saber a cor dos olhos do bebê antes de seu nascimento

0

Durante a gestação milhares de coisas passam pela cabeça dos pais. Incluindo como será a aparência do futuro filho. Se vai se parecer mais com a mãe ou com o pai, qual vai ser a cor dos cabelos e qual será a cor dos olhos. São alguns exemplos dos inquietantes questionamentos que podem surgir durante a longa espera.

Quando se trata da cor dos olhos, a ciência já permite que esse fator seja previsto muito antes do nascimento da criança. Obviamente que, assim como outras características, a cor dos olhos do bebê também será influenciada por sua herança genética.

A cor dos olhos do bebê

No começo de nossas vidas, ainda quando somos apenas um recém-nascido, é comum que tenhamos olhos acinzentados com tonalidades muito próximas ao azul. Ao longo dos 3 a 6 meses que seguirão, a cor dos olhos começa a se aproximar do que ela realmente será.

Não é incomum ouvir histórias de bebês que nasceram com uma cor em seus olhos e conforme foram crescendo, esse tom mudou. A cor de nossos olhos é influenciada por vários genes. Os genes quando unidos formarão os alelos que determinarão certas características, como a cor dos olhos.

De acordo com a cor dos olhos dos pais é possível estimar qual será a cor dos olhos da criança que está sendo gerada. Por exemplo, a cor castanha é determinada por um alelo dominante em relação a cor azul, que é recessiva.  E, entre essas duas cores, variações como o verde e o cinza podem acontecer.

Se um dos pais tem os olhos verdes e o outro tem olhos castanhos, a probabilidade do bebê nascer com os olhos castanhos é de 50%. Com os olhos verdes, 38% e com os olhos azuis, 12%. Porém, se um dos pais tem os olhos castanhos e o outro possui olhos azuis, a probabilidade é dividida em 50% para cada tonalidade.

Agora, se ambos os pais possuem olhos verdes, a probabilidade da criança também nascer com os olhos verdes sobe para 75%. As chances dela nascer com olhos azuis é de 24% e apenas 1% de chances dela nascer com os olhos castanhos.

Quando as cores dos olhos dos pais está entre o azul e o verde, novamente há uma divisão de 50% para cada uma dessas cores. No entanto, se ambos possuem olhos azuis, as chances do bebê nascer com os olhos azuis é de 99%.

E caso a família deseje que a criança nasça de olhos verdes, precisa torcer para que o bebê esteja dentro do 1% de probabilidade disso acontecer. Se ambos os pais possuem olhos castanhos, assim como acontece quando ambos os pais tem olhos verdes, as chances dele herdar a cor dos olhos dos pais é de 75%.

Enquanto as probabilidades para os olhos verdes caem para 19% e os olhos azuis, para apenas 6%. É importante lembrar que os genes recessivos e dominantes são muito importantes na forma como acontecem essas variações. Além disso, pais com tonalidades de cores como olhos acinzentados ao invés de olhos totalmente azuis, por exemplo, podem abrir um leque de muitas outras possibilidades.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Jovem sofre acidente e tem um tipo de decapitação interna muito rara

Artigo anterior

‘Desafio da água quente’ deixa ferido nos Estados Unidos

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido