História

Caneca de Auschwitz esconde segredo de 70 anos e ele enfim foi revelado

0

Uma caneca que estava em exibição no Museu de Auschwitz, guardou um segredo durante mais de 70 anos. O objeto é um dos milhares que estão a mostra no local onde se encontrava o mais infame campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial, na Polônia.

Isso provavelmente foi um truque para enganar nazistas e evitar que eles levassem os pertences dos prisioneiros do campo de concentração. Alguns testes feitos nas joias revelaram ouro 583, que foi usado na Polônia, entre 1921 e 1931. O museu possui mais de 12 mil peças no coleção, que inclui copos, potes, tigelas, chaleiras, louça e algumas jarras.

As joias foram encontradas durante o trabalho de manutenção da coleção de utensílios domésticos do museu. A ação do tempo desgastou o fundo falso, revelando o tesouro escondido. Abaixo, havia um colar enrolado em um círculo e envolto em lona, ​​e um anel com algumas pedras restantes no cenário. Como se sabe, alguns judeus usavam as mais diferentes formas de esconder seus pertences de valor dos nazistas. Algumas famílias chegavam até a engolir, pequenas joias, junto com pedaços de pão.

“Estava muito bem escondido, no entanto, devido à passagem do tempo, os materiais sofreram degradação gradual, e o segundo fundo se separou da caneca”, disse Hanna Kubik, das Coleções Memorial, no comunicado do museu.

Tesouro

De acordo com especialistas, o colar e o anel de ouro que foram encontrados serão registrados e guardados em segurança, já que é quase impossível encontrar seus verdadeiros donos, pois não existem pistas nos objetos que ajudem a identifica-los.

“As joias encontradas na caneca serão armazenadas nas Coleções do Museu na forma refletindo a maneira como elas foram escondidas pelo proprietário. Tudo como um testemunho do destino dos judeus deportados para o campo de concentração e extermínio nazista alemão”, relata o museu.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

26 memes sobre o preço da gasolina que vão te matar de rir

Matéria anterior

7 coisas que você não sabia sobre o Muro de Berlim

Próxima matéria

Mais em História

Você pode gostar