CuriosidadesHistória

Canibalismo na Bíblia, você sabia que existe?

0

A Bíblia, seja por seu volume de páginas ou seu alcance histórico, trata de praticamente todos os assuntos que a humanidade já viu como pilares para dilemas filosóficos e tabus. Um deles, como não poderia deixar de ser, é o canibalismo, que é talvez um dos temas  mais controversos por colocar em questão a própria origem “divina” do ser humano, ao vê-lo como apenas mais um animal comestível, ou ao supor que a antropofagia permitiria absorver características positivas da pessoa-refeição, o que geralmente vem junto de rituais.

No Antigo Testamento, há uma história em II Reis 6:24-33, sobre a cidade de Samaria, no antigo Reino de Israel, descreve um estado de sítio criado por tropas da Síria. Os moradores, sem ter o que comer, recorriam à fezes de pombos, trocadas por prata. Nessa barbárie, duas mães combinaram se alimentar de seus filhos. A primeira matou seu filho e o serviu, mas a segunda resolveu esconder sua criança. A mulher resolveu se queixar ao rei, que, ao ouvir a história, rasgou as próprias roupas, e mostrou que, por baixo delas, usava sacos de pano. Esse era um sinal-manifesto de sofrimento interior.

O rei então perguntou ao profeta Eliseu por que Deus causara tal desgraça em Samaria, e o profeta leu uma mensagem que dizia “amanhã à esta hora, você poderá comprar em Samaria três quilos e meio do melhor trigo ou sete quilos de cevada por uma peça de prata”. Dito e feito, os sírios fugiram e deixaram tudo para trás, magicamente colocando Samaria de volta em luxuosidade.

canibalismo-biblia-noticias-seu-history-2

Fora esse episódio, há alguns outros trechos que tratam sobre o tema; confira abaixo:

1 – Deuteronômio 28,53: “Na angústia do assédio com que o teu inimigo te apertar, irás comer o fruto do teu ventre: a carne dos filhos e filhas que o Senhor teu Deus te houver dado”.

2 – Lamentações 2, 20: “Vê, Senhor, e considera: a quem trataste assim? Irão as mulheres comer o seu fruto, os filhinhos que amimam? Acaso se matará no santuário do Senhor sacerdote e profeta?”

3 – Ezequiel 5,10: “Os pais devorarão os filhos no meio de ti, e os filhos devorarão os pais (ó Jerusalém!}”.

4 – Jeremias 19,9: “Eu farei que eles devorem a carne de seus filhos e a carne de suas filhas; eles se devorarão mutuamente na angustia e na necessidade com que os oprimem os seus inimigos e aqueles que atentam . contra a sua vida”.

Pra você ver que esse tema grotesco sempre foi motivo de discussão, e há muito mais coisa pra saber sobre ele do que a gente imagina. Confira aqui alguns casos históricos.

Pai tortura e mata estuprador da filha de 14 anos na Índia

Matéria anterior

Conheça as 13 maldições de ”O Exorcista”

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications