• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Canibalismo na Bíblia, você sabia que existe?

POR Pietro Bottura    EM Curiosidades      05/12/14 às 19h00

A Bíblia, seja por seu volume de páginas ou seu alcance histórico, trata de praticamente todos os assuntos que a humanidade já viu como pilares para dilemas filosóficos e tabus. Um deles, como não poderia deixar de ser, é o canibalismo, que é talvez um dos temas  mais controversos por colocar em questão a própria origem "divina" do ser humano, ao vê-lo como apenas mais um animal comestível, ou ao supor que a antropofagia permitiria absorver características positivas da pessoa-refeição, o que geralmente vem junto de rituais.

No Antigo Testamento, há uma história em II Reis 6:24-33, sobre a cidade de Samaria, no antigo Reino de Israel, descreve um estado de sítio criado por tropas da Síria. Os moradores, sem ter o que comer, recorriam à fezes de pombos, trocadas por prata. Nessa barbárie, duas mães combinaram se alimentar de seus filhos. A primeira matou seu filho e o serviu, mas a segunda resolveu esconder sua criança. A mulher resolveu se queixar ao rei, que, ao ouvir a história, rasgou as próprias roupas, e mostrou que, por baixo delas, usava sacos de pano. Esse era um sinal-manifesto de sofrimento interior.

O rei então perguntou ao profeta Eliseu por que Deus causara tal desgraça em Samaria, e o profeta leu uma mensagem que dizia "amanhã à esta hora, você poderá comprar em Samaria três quilos e meio do melhor trigo ou sete quilos de cevada por uma peça de prata". Dito e feito, os sírios fugiram e deixaram tudo para trás, magicamente colocando Samaria de volta em luxuosidade.

canibalismo-biblia-noticias-seu-history-2

Fora esse episódio, há alguns outros trechos que tratam sobre o tema; confira abaixo:

1 - Deuteronômio 28,53: "Na angústia do assédio com que o teu inimigo te apertar, irás comer o fruto do teu ventre: a carne dos filhos e filhas que o Senhor teu Deus te houver dado".

2 - Lamentações 2, 20: "Vê, Senhor, e considera: a quem trataste assim? Irão as mulheres comer o seu fruto, os filhinhos que amimam? Acaso se matará no santuário do Senhor sacerdote e profeta?"

3 - Ezequiel 5,10: "Os pais devorarão os filhos no meio de ti, e os filhos devorarão os pais (ó Jerusalém!}".

4 - Jeremias 19,9: "Eu farei que eles devorem a carne de seus filhos e a carne de suas filhas; eles se devorarão mutuamente na angustia e na necessidade com que os oprimem os seus inimigos e aqueles que atentam . contra a sua vida".

Pra você ver que esse tema grotesco sempre foi motivo de discussão, e há muito mais coisa pra saber sobre ele do que a gente imagina. Confira aqui alguns casos históricos.

Próxima Matéria
Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+