Ciência e TecnologiaHistória

Chega ao fim o mistério do Manuscrito Voynich?

0

O manuscrito Voynich é um mistério histórico. Sabe-se que sua origem é da Europa Central, do século 15 ou 16, mas não se sabe muito sobre esse texto críptico. O nome vem de um comerciante de livros antiquários poloneses chamado Wilfrid Voynich. Ele comprou o manuscrito na Itália em 1912. Dentro do manuscrito é possível ver desenhos com tinta botânica e textos escritos em uma linguagem estranha.

Ao longo dos anos, linguistas, matemáticos e criptógrafos da Segunda Guerra Mundial estudaram o manuscrito. Embora haja várias teorias, ninguém conseguiu decifrar o idioma ou descobrir o que era o livro. Muitos acreditam que o texto não tem sentido e que não vale a pena tentar decifrá-lo. Outras teorias dizem que é um documento escrito por um alienígena que estava preso na Terra ou que é um guia para alquimia.

A versão do historiador Nicholas Gibbs

Porém, parece que existem novas notícias sobre o manuscrito. O historiador Nicholas Gibbs afirma que encontrou a resposta, e ela é brilhante. Ele acha que o manuscrito é simplesmente um manual de saúde da mulher. Ele primeiro compara o manuscrito com textos medievais da saúde da mulher. Além de plantas e simbolos do zodíaco, há desenhos de mulheres tomando bannho.

“Um dos aspectos mais notáveis ​​do manuscrito foram as ilustrações sobre banho, por isso pareceu lógico ter um olhar sobre as práticas de banho do período medieval. Tornou-se bastante óbvio muito quando eu vi os textos medievais da medicina”, afirmou Gibbs.

Ele ainda explica a escrita incomum do manuscrito, que contém “sinais reveladores” de um formato latino abreviado. Com isso, ele determina que cada personagem é uma palavra abreviada, e não uma carta. Segundo ele, o livro tem uma série de receitas para banhos e outros medicamentos relacionados a ginecologia.

Mas e você, acredita na versão de Nicholas Gibbs? Comente!

Você é uma pessoa narcisista? [Quiz]

Artigo anterior

Afinal, quem e o que é Baphomet?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido