Natureza

‘Chuva de sangue’ na Sibéria pode ter sido causada por lixo industrial [Vídeo]

0

Sibéria representa a maior região geográfica da Rússia. É o mesmo lugar que nos surpreendeu há pouco tempo, quando foram encontradas 54 mãos decepadas e abandonadas dentro de um saco pelo local. Agora, uma nova surpresa bateu à porta de seus moradores e parecia ser algo tão bizarro quanto: uma “chuva de sangue“. Ou pelo menos, era o que acreditavam.

Tudo aconteceu nesta terça-feira, 03 de julho, quando de repente começou a cair uma chuva avermelhada pelo estacionamento da cidade de Norilsk. Os carros ficaram manchados de vermelho e poças da cor de sangue se formavam sobre os buracos do asfalto. Os moradores da cidade entraram em um verdadeiro clima de pânico. Toda aquela situação parecia os inserir diretamente em um filme de terror.

Muitas pessoas acreditaram que aquele era um sinal do apocalipse. Enquanto isso, também tinham os que acreditavam ser um sinal divino pelo triunfo da Inglaterra em seu jogo na Copa do Mundo, que aconteceu naquela mesma tarde. Mas afinal de contas, o que poderia explicar a tal chuva de sangue?

A explicação

COLOCAR VÍDEO

Bem, apesar de tantas teorias interessantes e do pânico generalizado, a explicação pode ser muito mais humana. A fábrica local chamada Nornickelmetallurgical acabou assumindo a responsabilidade pelo ocorrido. Segundo declarações dadas à imprensa, os funcionários da fábrica estavam retirando a ferrugem de seus telhados e pisos, e por incrível que pareça, esta pode ter sido a causa do fenômeno.

A intenção era melhorar as condições ambientais do local. No entanto, alguém teve a infelicidade de esquecer de tampar o depósito de detritos enferrujados. Dessa forma, “uma rajada de vento soprou sobre o estacionamento enquanto a chuva caía”, disseram os representantes da empresa. A água da chuva acabou se misturando com poeira e ferrugem, o que deu aquela característica de “sangue” para a coisa toda.

Mais comum do que imaginamos

COLOCAR VÍDEO

Pode parecer que coisas do tipo são extremamente raras… Mas de acordo com o Observatório da Terra da NASA, isso acontece desde 191 a.C. Naquele período as “chuvas de sangue” provocavam ainda mais histeria. Apenas para que você tenha ideia, alguns padres desavisados decidiram sacrificar pessoas para oferecer aos deuses, na tentativa de fazê-los se acalmarem. Realmente maluco!

Atualmente, as maiores incidências são registradas pela Europa e pelo Mediterrâneo. Segundo a NASA, normalmente se originam de tempestades de poeira que se misturam à água da chuva e atingem o chão com tom avermelhado. No entanto, a NASA ainda ressalta que as chamadas “chuvas de sangue” apenas são assim chamadas, quando apresentam grande quantidade de óxido de ferro flutuando junto à poeira do ar.

Esses dois componentes naturalmente acabam se misturando no ar. Entretanto, é raro ver se acumularem em grandes quantidades de uma só vez, como aconteceu na Sibéria essa semana. Se a chuva era um presságio, apenas prenunciava um monte de moradores irritados por precisarem levar seus carros a um lava-jato. Complicado mesmo!

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Nova HQ do Superman explica como e porque ele voltou a usar a cueca vermelha

Artigo anterior

Faça esse teste de cores e descubra que tipo de pessoa você é [Quiz]

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido