• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Cientistas dizem que temos apenas uma década para nos prevenir de um grande desastre natural

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      11/10/18 às 14h16

Acreditem vocês ou não, até 2030, os 7 bilhões de seres humanos que habitam esse mundo vão conhecer um destino cruel. Segundo um relatório histórico divulgado no último domingo (7), temos um prazo pequeno para que a humanidade reduza de uma maneira drástica a emissão de CO2.

O relatório afirma que o planeta está 1°C mais quente que os níveis pré-industriais. Para vocês terem uma ideia do quanto isso é grave, o Acordo de Paris (que rege medidas de redução de emissão dióxido de carbono a partir de 2020) estipula como meta que a temperatura média do mundo não passe dos 2°C.

O que isso significa? A gente conta para vocês nessa matéria.

Temos uma década para resolver os nossos problemas

Os cientistas que estavam no evento afirmam que essa temperatura não pode passar dos 1,5°C. Isso indica que o aumento de 2°C traz riscos grandes para corais, para o Ártico e pequenos pescadores. O 1,5°C representa algo que devemos ficar alertas para proteger tais sistemas.

Nosso mundo já se aqueceu cerca de 1 grau Celsius, desde o início da poluição com CO2. Com base nessa observação e na física, os cientistas acham que, até 2030, vamos atingir a meta de 1,5 grau Celsius. Como podemos evitar esse aumento da temperatura? Segundo os especialistas, o melhor caminho é cortar 45% as emissões de CO2 em todo o mundo. Mas caso seja necessário manter a temperatura estagnada, seria necessário cortar a emissão desse gás até 2050.

Como podemos evitar que o aumento da temperatura aconteça?

Pois bem, caros amigos, o caminho para evitar que a temperatural global aumente não é fácil, mas é preciso. É necessário mudar muitos fatores, como no transporte, indústria, alimentação e até no gerenciamento de terras ao redor do planeta. As áreas que mais devem mudar são da energia, uso de energia, cidades e indústrias.

Debra Roberts, outra co-presidente do Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas (IPCC), disse o seguinte: "Essa mensagem traz poder para o indivíduo. Isso não se trata de ciência distante; mas sim de onde vivemos e trabalhamos, e nos traz uma pista sobre como podemos contribuir para uma grande mudança".

Algumas das coisas que podem ajudar a conservar o mundo são: comprando mais produtos locais, usando carros elétricos, secando a roupa no varal em vez de usar a secadora, construindo casas com isolamento térmico e coisas do tipo. Até o consumo de alimentos derivados das vacas pode ajudar a evitar que a nossa situação piore.

Será um sacrifício? Claro que sim, mas se quisermos deixar um mundo legal para os nossos filhos e netos, é melhor começarmos a nos preocupar com tais coisas.

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+