Ciência e Tecnologia

Cientistas fazem três pessoas se comunicarem mentalmente

0

Conversar mentalmente sempre foi um sonho infantil, talvez o de alguns adultos também. Nós que crescemos assistindo o fenômeno nos filmes e desenhos, sempre sonhamos com o momento em que isso pudesse ir além da ficção. E ao que tudo indica, esse momento parece estar mais próximo do que imaginávamos.

Os cientistas da Universidade de Washington e Carnegie Mellon estão desenvolvendo um sistema que permite que até três pessoas se comuniquem mentalmente.

Interface cérebro multi-pessoa

BrainNet, este é o nome da tecnologia desenvolvida pelos cientistas, a primeira do tipo que se tem notícia. Através da ferramenta as pessoas se comunicam e conseguem tomar as decisões a respeito do que estão participando em conjunto, estilo Tetris.

Para realizar a proeza, os cientistas utilizaram uma combinação de eletroencefalogramas – EEGs, que conseguiam captar os impulsos elétricos da atividade cerebral e enviá-la para as demais pessoas conectadas.

Os estudos iniciais ainda são básicos. Dizem respeito a atitudes tomadas durante o jogo, nada muito complexo ou avançado, como fofocas mentais. Enfim, mesmo sendo testes considerados básicos, já são um grande avanço nessa área. Foram realizados cinco testes, com trios diferentes e o sucesso na comunicação mental entre eles foi de 81,25%, o que é um número excelente.

A porcentagem de acertos, foi definida de acordo com os comandos estabelecidos durante os testes. Os dois principais jogadores enviavam estímulos um para o outro. Com isso eles definiam se deveriam ou não bloquear um ao outro. Enquanto a terceira pessoa não tinha visão total da área do jogo e deveria girar a peça caso recebesse o estímulo para isso.

Futuro das conversas mentais

Por enquanto, os sistemas só têm capacidade de transmitir um bit de dados por vez. No entanto, a expectativa é de que no futuro as possibilidades se expandam. Daí, quem sabe, não será possível realmente conversar mentalmente?

O grupo já conseguiu ligar dois cérebros com sucesso. O cientistas também utilizaram um jogo, dessa vez, com 20 perguntas que deveriam ser respondidas pelos participantes. Eles estavam disputando um contra o outro. O sistema utilizado enviava respostas simples, apenas sim ou não.

A expectativa é de que no futuro seja possível conectar os cérebros para resolver os problemas de forma mútua.

Cientistas dizem que temos apenas uma década para nos prevenir de um grande desastre natural

Artigo anterior

7 dietas famosas que são totalmente ultrapassadas

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido