Curiosidades

Clarão no céu em SP é resultado de explosão de meteoro perto da Terra

0

Um meteoro é uma enorme rocha espacial que, ao entrar na atmosfera terrestre, pega fogo. Essa, se conseguir se chocar com o planeta, é capaz de causar uma vasta destruição. Cada rocha que cai naturalmente na Terra torna-se, de forma inevitável, um meteoro, seja de maior ou menor intensidade. E, às vezes, quando eles entram em nossa atmosfera e chegam até nós, podem causar eventos espantosos e fascinantes ao mesmo tempo.

Um exemplo disso foi o clarão visto no céu do Estado de São Paulo na madrugada da quarta-feira dessa semana. Isso aconteceu por conta de um meteoro que explodiu perto do nosso planeta, conforme informou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Por não ser uma coisa vista com frequência, o fenômeno chamou atenção e intrigou os moradores de várias cidades do Estado.

Clarão

G1

O brilho repentino no céu chamou atenção das pessoas por volta das cinco horas da manhã. Alguns registros foram feitos no Vale do Paraíba, por moradores de Guaratinguetá, São José dos Campos e Bragança Paulista. Assim como quem estava vendo no momento, as imagens publicadas também intrigaram os internautas.

Segundo José Willians Vilas Boas, da divisão de astrofísica do Inpe, o que se vê nas imagens é um meteoro em uma distância menor que a comum do nosso planeta. Ele explicou que, no espaço entre os planetas existem rochas que se movimentam, e uma grande parte delas é resto do processo de formação do sistema solar e originárias de outros planetas.

Ainda conforme a explicação de Vilas Boas, em alguns momentos, essas rochas caem na Terra. No entanto, a diferença das que foram vistas nas imagens é que, nesse caso, essa rocha se aproximou mais do planeta.

“Eles caem na atmosfera e quando chega a 100 quilômetros de distância, por causa da atmosfera terrestre, entram em atrito. Isso unido à velocidade faz com que queimem. Em geral, elas são destruídas a 80 quilômetros de distância da superfície da Terra. O que vimos foi o caso de uma pedra maior, que levou mais tempo para se desfazer e por isso chegou a uma distância menor da Terra. Quando ela se aproximou, o atrito aumentou e explodiu em chamas. Essa explosão é o clarão que vemos nas imagens”, explicou Vilas Boas.

Meteoro

G1

De acordo com o especialista, depois da explosão, o meteoro se desfaz em poeira. E em alguns casos, eles podem se manter em pedaços menores, que são os chamados meteoritos.

Por mais que as pessoas tenham ficado preocupadas por conta desse fenômeno, o especialista ressaltou que eles acontecem diariamente, mas as chances de ele atingir alguém é pequena.

“Milhares de pequenas pedras caem todos os dias na terra. Se você olhar o céu todas as noites, você vai ver o que chamamos de estrelas cadentes, elas são esses pedacinhos de rocha”, disse.

G1

Segundo um levantamento feito pelo G1, o clarão foi registrado na capital e em, pelo menos, onze cidades do interior do Estado. Foram elas: Aguaí, Hortolândia, Rio Claro, Amparo, Pedreira, Campinas, Sorocaba, São José dos Campos, Bragança Paulista, Guaratinguetá e São João da Boa Vista.

Explosão

Essa recente explosão de meteoro vista no Estado de São Paulo não foi a única vista no Brasil. Um outro exemplo aconteceu em Minas Gerais, em 2020. Durante uma madrugada,  os moradores se assustaram com uma explosão de um meteoro que aconteceu do nada. Os moradores de várias cidades, como por exemplo Patos de Minas, Lagoa da Prata, Divinópolis e Oliveira, publicaram nas redes sociais relatos e imagens do acontecido.

De acordo com a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON), o clarão no céu noturno também pode ser visto nos municípios de São Paulo e até do Paraná. O que causou isso foi um meteoro, que nesse caso é chamado de bólido por causa do flash luminoso seguido de explosão.

A população ficou assustada com o ocorrido e disse que suas janelas e portões tremiam. Várias pessoas não estavam entendendo o porquê daquilo estar acontecendo. Mas logo a BRAMON explicou o que realmente tinha acontecido e confirmou que se tratava de uma explosão de um meteoro. Depois da explosão, eles viram que um pedaço da rocha acabou resistindo à queima da atmosfera. E o meteorito caiu, possivelmente, na cidade de Tiros. A cidade tem seis mil habitantes e fica na região do Alto do Parnaíba, em Minas Gerais.

De acordo com o explicado pelo diretor técnico da BRAMON, Marcelo Zurita, o meteoro caiu na Terra já fragmentado. Esse processo de fragmentação foi a causa do barulho forte que várias pessoas conseguiram ouvir durante a queda do meteoro.

“As pessoas ouviram o barulho da fragmentação, pois o meteoro caiu apagado, já que a resistência da atmosfera foi mais forte do que a do objeto e o destruiu”, explicou ele.

Fonte: G1

Imagens: G1,YouTube

Por que a origem da linguagem ainda é uma incógnita?

Artigo anterior

Brasileiro de 5 anos é aprovado em sociedade internacional para pessoas de alto QI

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido