• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Cobrador poliglota vira assessor de relações internacionais após postagem viralizar

POR Jesus Galvão    EM Compartilhando coisa boa      20/05/19 às 17h41

Edmilson Antonio da Silva é um morador de Petrópolis de 44 anos. Ele é formado em Relações Internacionais e fluente em 10 idiomas. A vida do então cobrador de ônibus teve uma grande reviravolta recentemente e isso repercutiu em diversos portais de notícias na internet. Tudo aconteceu depois que uma amiga dos tempos de faculdade, Bárbara Costa, de 26 anos, fez um post no Facebook, contando um pouco da história de Edmilson.

No vídeo publicado na rede social, Bárbara contou um pouco sobre as habilidades que o morador de Petrópolis, no Rio de Janeiro, desenvolveu ao longo da vida. Além de fazer uma crítica a falta de oportunidades para alguém com o nível de capacitação como Edmilson, ela divulgou o potencial de seu amigo.

O encontro

"Infelizmente por falta de oportunidade, hoje, formado e cheio de vontade de vencer, o Edmilson teve que voltar para o ônibus. Ele é o retrato dos jovens de Petrópolis que estão tendo que sair da cidade para ter oportunidade de trabalhar em suas áreas, ter salários melhores", disse Bárbara.

"Ele é muito merecedor e com o pouco de visibilidade das minhas mídias sociais, resolvi não me calar. Reencontrá-lo no ônibus foi uma triste surpresa. Também quis denunciar esse estado calamitoso que é a vida profissional do jovem e do profissional qualificado em Petrópolis", explicou.

A publicação de Bárbara chegou até a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro. Edmilson então foi chamado para uma entrevista de emprego no lugar e saiu de lá contratado. Ele passou a ocupar o cargo de Assessor de Relações Internacionais no último dia 15, quarta-feira.

"O legal é que todo o assunto em voga tem a ver com o que eu estudei. Isso que é o legal, é o momento de aproveitar. O trabalho todo tem tudo a ver com o que eu estudei. Fui muito bem recebido pelo pessoal, show de bola!", disse Edmilson ao portal Razões para Acreditar.

Um sonho realizado

Seu sonho sempre foi trabalhar em sua área de formação. Edmilson foi o único negro a se formar em sua turma no curso de Relações Internacionais, em 2010. Entretanto, após concluir o ensino superior, mesmo falando diversos idiomas, ele não conseguiu ser empregado como esperava. Para ajudar sua família, ela acabou aceitando o emprego de cobrador de ônibus.

Entretanto, ele jamais perdeu as esperanças de voltar para o mercado de trabalho em sua área de formação. Edmilson acredita que estar preparado para quando a oportunidade aparecer é a receita para o sucesso.

"Eu acreditei, né, cara?! Eu estudei, me preparei, se não fosse isso, eu teria desistido. A pessoa tem que estar preparada e focar naquilo que ela quer. Agregar valores ao currículo, pois quando a porta abre, você tem que estar qualificado. Sempre acreditei que estudar me levaria a altos patamares", disse ele.

No novo emprego, Edmilson precisa se deslocar todos os dias de Petrópolis para o Rio de Janeiro. Porém, ele não reclama da condição. "Vou e volto todos os dias. Feliz da vida!", contou. Ainda segundo ele, esse é só o começo de sua nova jornada profissional. Quando questionado sobre seu próximo objetivo, ele respondeu: "Chegar ao Itamaraty".

"Quero provar que independente de onde você mora, por mais difícil que seja, você pode ser o que você quiser", concluiu.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.




Matérias selecionadas especialmente para você

Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+