Curiosidades

Coceira na mão e no pé pode indicar doença

0

Nosso corpo tem várias maneiras de nos falar como nós estamos, seja por mudanças de cor ou algumas coceiras. Alterações na pele, manchas, descamação e ressecamento podem nos dizer muito mais do que a necessidade de cuidados dermatológicos. Em alguns casos, isso pode significar um problema de saúde mais sério.

A coceira nas mãos e nos pés pode ser caso de colangite biliar primária. Ela também era chamada de cirrose biliar primária e é uma doença crônica autoimune que afeta o fígado e provoca inflamação e destrói as vias biliares, que são os canais que levam a bile do fígado até a vesícula biliar e até o intestino.

Condição

Essa condição é mais comum acontecer em mulheres acima dos 30 anos de idade e a causa da colangite ainda não é totalmente conhecida, mas o que se sabe é que ela tem origem genética.

Para saber se você está com colangite biliar primária, alguns dos sintomas incluem coceira na pele, nas mãos e nos pés, inchaço na região dos pés e tornozelos, dores musculares e nas articulações, secura na boca e nos olhos, além de olhos e pele ficarem com uma cor amarelada.

Alguns exames podem determinar o quadro de colangite biliar primária, que são feitos para avaliar o funcionamento do fígado. Mas para que o quadro seja confirmado são necessários testes específicos, como por exemplo os testes de imagem ou uma biópsia, que são pedidos pelo médico caso haja suspeita da doença.

Cura

Essa condição não tem cura, então uma vez diagnosticada, seu tratamento é feito para manter a doença no mesmo estado, não avançando de modo que os danos no fígado não sejam tão grandes, além de também aliviar os sintomas. O tratamento da doença é feito com medicamentos, colírios e hidratantes, dependendo do paciente. Nos casos mais graves, um transplante de fígado pode ser necessário.

Homem cria centro de reabilitação para lobos e eles o agradecem da melhor forma

Artigo anterior

Conheça a terrível história de Valak, demônio do filme ”A Freira”

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido