icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Cometa de 26km pode mesmo se chocar com a Terra?

POR Mateus Graff EM Ciência e Tecnologia 23/09/17 às 19h26

capa do post Cometa de 26km pode mesmo se chocar com a Terra?

Com tantas notícias ruins acontecendo na atualidade, que tal mais uma péssima notícia? O que acontece, caros amigos, é que novos cálculos feitos sob a órbita do cometa Swift-Tuttle mostram que existe a possibilidade do cometa se chocar com a Terra. Essa afirmação é de Ethan Siegel, o mesmo que descobriu a chuva de meteoros das Perseidas.

Para ele, o trajeto do asteroide poderá ganhar velocidade por causa da gravidade de Júpiter, o que faria com que ele se chocasse com o planeta que habitamos. Para quem não sabe, tal cometa tem um diâmetro de incríveis 26 quilômetros. Siegel diz que apenas um golpe gravitacional de Júpiter poderia facilmente fazer o cometa ser lançado para o Sol ou mesmo vir em direção da Terra.

Mas o que aconteceria com a Terra casso isso acontecesse?

Caso isso aconteça, existe uma real possibilidade para a colisão dentro de 2.400 anos. Essa seria a maior extinção em massa que o nosso mundo veria em 100 milhões de anos. Para vocês terem uma ideiam caso o comenta atinja a Terra, a energia do impacto seria 300 vezes a colisão dos asteroides que se pensa ter causado a extinção que matou os dinossauros, cerca de 65 milhões de anos atrás.

Porém, o tamanho do cometa não é a única coisa a se considerar, afirma Gerta Keller, uma geocientista da Universidade de Princeton. Se o cometa caísse tanto em mar quanto em terra, seria bastante destrutivo regionalmente. Porém, o que pouca gente sabe é que o perigo viria dos gases na estratosfera. O dióxido de enxofre causaria inicialmente um resfriamento. Mas depois causaria ao aquecimento a longo prazo. Um evento como esse faria com que o clima d nosso planeta mudasse drasticamente, levando a extinções em massa.

Cientistas calcula que a próxima abordagem da Swift-Tuttle na Terra seja em 5 de agosto de 2126. Nessa época, o Swift-Tuttle chegará dentro de cerca de 14 milhões de milhas, ou 23 milhões de quilômetros. Pois bem, caros leitores, com o aquecimento global e todas essas disputas de armas nucleares que estão acontecendo no mundo, nem sabemos se até lá os humanos estarão habitando esse mundo.

Mas e você, acredita nesses cálculos dos cientistas? Não esqueça de deixar o seu comentário!


Próxima Matéria
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest