Curiosidades

Como a alta do dólar pode afetar a vida dos brasileiros?

0

Você deve estar cansado de ver nos noticiários, uma parte dos respectivos programas jornalísticos, destinada a a tratar da eventual cotação do dólar.

Seja isso em tempos de calmaria financeira, mas principalmente em momentos de reboliço econômico, como no cenário atual brasileiro, onde o valor moeda norte-americana, vem aumentando diariamente e sendo notícia por suas constantes oscilações para a parte de cima no que se diz respeito a valorização.

Mas será que isso é bom ou ruim para o país? Quais seriam as consequências do aumento do dólar para o brasileiro, de modo geral? Vamos colocar pra vocês algumas possibilidades do que pode ocorrer economicamente falando sobre esse tema. Confira conosco:

646912-dollar-1387304189-999-640x480

O turista brasileiro em solo norte-americano, seria bastante prejudicado com a alta da moeda, afinal, o salário do brasileiro é pago em real e continua o mesmo, independente da valorização (ou não) da moeda. Sem contar as próprias passagens aéreas, que são precificadas em dólar, e acabam, com essa valorização, ficando cada vez mais caras, que em contrapartida influenciam em escolhas por destinos turísticos nacionais.

Economistas calculam que em 12 meses, cada vez que a moeda fica mais ou menos 10% mais caro, a inflação nacional tende a subir cerca 5% .

Onedolar2009series

Sob esse ponto de vista, o consumidor brasileiro começará a perceber o aumento repentino de preços  e em alguns setores da economia. Afinal, muitos dos produtos que comumente consumimos, como o pãozinho francês, utilizam como matérias-primas, produtos importados, entre eles o trigo.

O que acaba gerando um verdadeiro ciclo vicioso que joga os preços das coisas para o alto.

O lado (entre aspas mesmo) “positivo” desse cenário de alta constante do dólar, é que alguns importadores poderão escolher produtos fabricados por industrias brasileiras, ou seja, gerando demanda e serviço nacional, movimentando nossa economia nesses setores pertinentes a essa abrangência.

wpid-dollar-picture

Outra consequência dos avanços no preço do dólar e da automática desvalorização do real é uma maior atração de turistas estrangeiros para solos nacionais e consequentemente uma possibilidade financeira maior de esses turistas injetarem dinheiro em regiões turísticas e grandes polos populacionais brasileiros, como as grandes cidades. O que traria uma rotatividade maior de investimentos e recursos financeiros nas regiões ao qual esses visitantes, eventualmente, frequentem.

Saiba que o dólar já subiu, só em relação ao mesmo período do ano passado, algo em torno de 33%. Analisando os prós e contras, caro leitor. O que você acha dessa alta constante da moeda norte-americana no ano de 2015?

200

Como seriam os lutadores de Street Fighter se eles parassem de lutar?

Artigo anterior

Por que os personagens de desenho animado têm apenas quatro dedos?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido