icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Como a coroa desse buraco negro desapareceu e surgiu novamente?

POR Erik Ely EM Ciência e Tecnologia 23/07/20 às 11h28

capa do post Como a coroa desse buraco negro desapareceu e surgiu novamente?

Recentemente, pesquisadores observaram, pela primeira vez, a coroa de um buraco negro desparecer do nada. Contudo, o mais surpreendente foi que, em seguida, a coroa foi reconstruída como se nada tivesse acontecido. Mas, afinal, como a coroa desse buraco negro desapareceu e surgiu novamente?

De acordo com os astrônomos que observaram o fenômeno, a causa do evento ainda não foi descoberta. Porém, eles suspeitam que uma estrela captura pela atração gravitacional do buraco negro tenha causado o evento. Mas, de toda forma, também há outras possibilidades para a causa do fenômeno.

Um fenômeno "totalmente inédito e realmente incompreensível"

De maneira resumida, a coroa dos buracos negros é um anel de partículas de alta energia que fica em volta do disco de acreção. Desse modo, essa coroa se forma por meio do acúmulo de matéria em torno do buraco negro por causa da forte atração gravitacional. Dito isso, a coroa é altamente turbulenta e magnetizada, chegando a temperaturas que atingem um bilhão de Kelvin.

Dito isso, segundo os astrônomos, a coroa sofreu uma queda de brilho surpreendente. Para se ter uma ideia, a mudança de luminosidade foi tão brusca e repentina que é algo que se espera acontecer em alguns milhares ou milhões de anos. No entanto, Erin Kara, professora assistente de física do MIT, explica que o objeto sofreu uma mudança em fator de 10.000 ao longo do período de um ano. Mas, além disso, também houve a queda em um fator de 100 em apenas oito horas. De acordo com a pesquisadora, isso é "totalmente inédito e realmente incompreensível".

Levando em consideração a hipótese de que a estrela foi capturada pelo buraco negro, supomos que ela ricocheteou no disco de acreção do buraco negro. Dessa forma, as partículas de alta energia da coroa e tudo que estava nas proximidades caiu no buraco negro de forma repentina.

Os astrônomos continuarão a observar a coroa

Depois do desaparecimento da coroa, os astrônomos continuaram a observar o que acontecia no buraco negro. Com isso, eles testemunharam, sem acreditar, a reconstrução da coroa. Assim, lentamente, o material nas bordas externas foram reunidos e formaram novamente o disco de acreção. Em seguida, o disco voltou a gerar raios X de alta energia próximo ao horizonte de eventos do buraco negros. Depois disso, em apenas alguns meses, o buraco negro já conseguiu gerar uma nova coroa. Por fim, nesse período extremamente curto de tempo, a nova coroa já conseguiu ser quase tão luminosa quanto a anterior.

Para os cientistas, o mais surpreendente foi poder assistir tudo em tempo real. "Isso será realmente importante para entender como a coroa de um buraco negro é aquecida e alimentada", afirmou Kara. Assim, com observações frequentes, os pesquisadores notaram que o brilho caiu de forma inesperada. Isso estava sinalizando que a coroa do buraco negro havia vaporizado de repente. Ou seja, se tornou indetectável, um fenômeno que nunca aconteceu antes. "Queremos ficar de olho nisso", afirma Kara. "Ele ainda está nesse estado incomum de alto fluxo e talvez faça algo louco de novo, então não queremos perder isso", completa astrônoma.


Próxima Matéria
Via   CanalTech  
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest